Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Teatro: Vidas Secas

Cia Brittos Produções
Direção: Nando Britto e Vera Pierroni

 Como eu disse no post sobre A Escola de Tempo Integral fomos semana passada (sexta-feira) assistir a uma peça teatral. A peça chamou bastante atenção de todo o ensino médio já que Vidas Secas é uma obra classica de Graciliano Ramos (autor brasileiro) que caracteriza muito o regionalismo do nosso país.
 A peça está em cartaz no Teatro Elis Regina - São Bernardo do Campo e pagamos R$10 pela entrada com desconto, o valor normal é R$30.




 A história gira em torno de uma família, Fabiano, Sinhá Vitória, Baleia (cachorra) e os dois filhos do casal (mais novo e mais velho) que estão sofrendo com o tempo de seca do nordeste. No meio de suas viagens sem destino, encontram uma casa abandonada e resolvem se abrigar nela, já que por lá não havia ninguém. 

 Depois de um tempo chega um senhor na nova casa da familia e pergunta quem eles são, pois a casa era dele e não de Fabiano, que insiste para o dono deixa-los permanecer por lá e cuidar de suas terras. O dono aceita e propõe um valor pelos seus serviços além de moradia.

 Então a história começa a ser desenvolvida e a aproximação com os personagens. O pensamento de cada personagem foi ouvido e ainda com um toque de humor e a mais pura realidade, que bem observada pode ser triste pela falta de visão e os desejos de cada um. Fabiano vai ao centro fazer compras com o adiantamento e acaba gastando tudo com apostas e bebida, além de ficar preso por um tempo. A história é praticamente a mesma do livro, como lemos o livro durante as aulas de português muitas coisas foram observadas pelos alunos, notamos mais detalhes do que normalmente veríamos em uma história não conhecida.

 Como minha professora disse, algumas partes foram cortadas e a ordem dos acontecimentos trocados, mas fora isso a peça foi além do que esperei, critica a politica, seca e fome além de colocarem a quantidade de humor correta para que a história não ficasse cansativa e chata. Interação com o publico foi essencial, principalmente com um publico do ensino médio que sabemos (realidade brasileira) que não esta acostumado com o teatro.

 O elenco consiste em apenas quatro atores: Janaína Morelato (Sinhá Vitória), Lucaz Felipe (filho mais velho), Nando Britto (Fabiano) e outro ator que não lembro-me o nome dele, sorry. Estes quatro atores são os unicos a interagir no palco, sendo não apenas Sinhá Vitória mas também outros personagens, cada um com sua característica. Tenho que parabenizar o ator Lucaz Felipe, que na minha opinião conseguiu expressar muito bem os sentimentos através do olhar e da pouca fala de seu personagem, os outros atores também foram dignos e maravilhosos mas me encantei com sua atuação.
 O final da peça, toda a história e mais detalhes só lendo o livro e assistindo ao espetáculo. 

 Legal também foi os atores e o roteirista ter iniciado uma discussão sobre o livro e ter explicado como foi o processo para escrever a peça, as dificuldades e estar aberto a perguntas. Acho que isso foi um choque para todos, não esperávamos por isso e acabamos não perguntando nada. Tiramos uma foto com o elenco e o terceiro ano.

Comentários

Formulário de contato