Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.
São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Como utilizar os super heróis para engajar seus alunos no conteúdo

Photo by TK Hammonds
    Quando ainda trabalhava com a educação infantil e fui escalada para substituir a professora titular da turma, já sabia mais ou menos dos interesses dos meus alunos, bem antes de saber da técnica "I wish my teacher knew" fui questionando meus alunos sobre seus interesses e coisas que mais gostavam de assistir, inclusive porque o Movie Day se aproximava e precisava decidir-me sobre qual filme passar, foi quando em sua grande maioria comentavam sobre super heróis, dos mais diversos, eu não sabia quem era quem além do meu amor Iron Man e os favoritos do meu ex namorado. Obviamente não passei o filme de super heróis para eles, só de pensar minha pele arrepiava imaginando as reproduções das cenas que assistiam ao vivo em minha sala de aula, mas, explorei a temática de uma outra forma e hoje, vendo a onda dos vingadores e os filmes de heróis bombando, como uma ótima possibilidade de atrair seu aluno para seu conteúdo.


Capa de super herói

Photo by TK Hammonds

   O que eu fiz na época foi muito simples, acreditem. Como queria focar apenas nas duas palavras "fast" e "slow", customizei uma capa de super herói para mim e sabem com o que? Com tinta guache, uma folha A3 e fitas e a capa de "Super teacher" passou a existir. Percebi que com a educação infantil e fundamental 1, principalmente, o mais importante é como você apresenta a atividade e conteúdo, na verdade acho que para todas as idades né? Enquanto eu estava sem a capa, falava tudo de forma muito lenta e pedia para repetirem "slow" lentamente (slowly haha), então, colocava a capa e com movimentos e voz rápida dizia que a capa fazia eu ser "fast" e pedia para repetirem a palavra fast rapidamente, quanta empolgação! Apresentei a imagem do próprio flash e pedi para que eles dissesem se o flash era slow ou fast, e de outros super heróis como o Homem Pedra ou Hulk por exemplo, que por serem maiores os movimentos eram mais lentos comparados com o flash. Todos quiseram minha capa, alegria foi quando eu disse que eles iriam customizar a deles próprios.
 Foi então que revimos as cores, nomes dos objetos, como devemos usar os pincéis, como lava-los, relembrei que como super heróis agem e deixam tudo melhor do que chegaram etc, fomos a sala de arte e customizamos nossas capas, que ficaram secas. Entreguei elas no final da aula seguinte e todos saíram com os olhos brilhando e apresentando aos funcionários da escola a "super hero cover" deles.
    Materiais usados: Folhas A3 por aluno, um pincel por aluno, tinta guache, copos com água.

Partindo dessa aula que tive, hoje percebo que essa temática pode ser explorada mais a fundo e coloco aqui algumas sugestões que não apliquei mas podem ser possibilidades para você, professora, aplicar.

Confeccionar um HQ

   Você pode trabalhar técnicas de desenhos (aula de arte) envolve-los na escrita (aula de português), incentivar o uso da matemática analisando a paginação, quantas folhas serão necessárias para a história etc. E ainda pode propor um problema para cada aluno ou grupo.
   Você pode trazer situações do cotidiano como bullying e dificuldades de fazer amigos, coloque em papéis amassados dentro de um saquinho, divida-os em grupos (ou individualmente) e cada grupo tira um tema que deve ser apresentado e solucionado nesse HQ. Você pode reservar uma aula de cada matéria (se for fundamental 1) ou realizar um trabalho interdisciplinar para confeccionar esses HQs, e que evento legal seria se fizessem um dia para apresentarem esses HQs, uma exposição, conversa com os autores (que são eles mesmos).

Trabalhe valores com o escudo do herói

   E se ao invés de customizar capas você customizasse escudos? Você pode trabalhar com a importância da reciclagem e pedir que guardem as caixas de pizzas para a aula, pode pensar em usar várias técnicas como colagens, pode usar pontilhismo, o guache novamente, use sua criatividade e pode até usar algo que esteja no planejamento da aula de arte, a grande questão é: o que eu coloco nesse escudo? Quais serão os desenhos? Você pode criar uma discussão sobre as qualidades de um herói, afinal, são essas qualidades que fazem dele um herói, e pedir que eles pensem em coisas que eles são bons e ajuda-los com isso, coisas que eles acreditam que seja bom para o mundo, para a escola, para o amigo etc, faça uma lista e converse sobre esses valores com eles, por fim, mãos a obra. Você pode deixar esse escudo como o escudo da sala de aula, assim, enquanto os escudos estiverem lá, um tem que ajudar o outro, um protege o outro, devem manter a sala organizada e limpa para que todos estejam a salvo etc.

Salve a cidade


     Usando a estrutura de um caça ao tesouro, você pode criar bases na sala de aula e dividi-los em grupos. Cada base possui um problema que deve ser solucionado pelos grupos de super heróis. Vamos supor que divida a sala em quatro bases, ou os mais conhecidos quatro cantos. Dê nome para esses campos e coloque tarefas de super heróis que envolvem o que pretende desenvolver com eles, exemplo: trabalho em grupo ou soma e subtração, etc. Crie um problema para cada base, por exemplo: FOGO. Você pode usar uma caixa de sapatos para fazer um prédio com os andares, em uma das janelas desse prédio está uma moradora em um andar e um morador em outro e o prédio está em chamas, os super heróis precisam subir no prédio e regatar os dois, você pode perguntar para eles: quantos andares vocês precisam subir para encontrar a primeira e a segunda moradora? Quantos andares precisam subir de uma moradora até outra? E coisas do tipo. Se for aula de ciências, biologia, química, então, tudo pode ficar muuuuito mais interessante. Cada base os alunos tem tantos minutos para finalizar os desafios delas.

Misture e combine

School Time Snippets

   Essa atividade eu encontrei no blog School Time Snippets e é super fofa, claro que você pode pegar a ideia e transforma-la já que é você que sabe quais as crianças e suas capacidades. Mas achei a coisa mais linda, ainda mais para deixa-los entretidos caso você esteja tendo que dar atenção para alguns que ainda não terminaram alguma atividade. Você pode baixar, imprimir, colar em algum papel mais duro e até colocar imãs e levar uma bandeja de metal. Para baixar esses da foto, você realmente precisa acessar o blog e clicar em >> Click here for your Superhero Matching Printable Activity << ao final do post.

Maquiagem artística

   Se seus alunos forem maiores e tiverem como, você pode trabalhar com a maquiagem artística. Isso ajuda a trabalhar na precisão de segurar os pincéis, tipos de traços, trabalhar as cores, entender como dar profundidade, em seguida, dá até para seguir com uma aula voltada para o audiovisual, com fotografia, trabalhar a iluminação, customização de figurinos etc.


Customize sua sala de aula

   Eu sou a pessoa que acha lindo sala de aula personalizada, mas não tem paciência para mante-la. Mas se você é essa pessoa maravilhosa, deixo-a com algumas fotos e ideias que recolhi.



Gostaram das dicas? Que tal cadastrar seu e-mail e fazer parte do elenco para receber dicas exclusivas diretamente na sua caixa de entrada?


Subscribe

* indicates required

/ ( dd / mm )
Interesses

Comentários

Formulário de contato