Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Livros de História da Arte para professores



O mundo capota babies, e venho lhes informar que não estou dando aula para os pequenos mais e sim para os grandes e em uma escola tradicional e focada na História da Arte. Muita coincidência eu ter feito uma pós em História da Arte logo depois a faculdade?

Neste meio tempo alguns livros foram adquiridos e apresento a vocês três livros voltados para a História da Arte que me ajudam a preparar as aulas e a ampliar meu conhecimento. Tenho mais livros do que esses, mas neste post darei destaque aos que eu uso de verdade nesse processo.

Passarei por "A História da Arte" escrito por Ernst Gombrich, "História da Arte" escrito por Graça Proença e "The Short Story of Art" escrito por Susie Hodge. Adicionei fotos dos sumários, pois é algo que me ajuda a entender se o livro trará as informações que preciso ou não.


A História da Arte, por Ernst Gombrich

Esse é um livro básico para qualquer faculdade que tenha história da arte como disciplina. Arquitetura, design, artes visuais, cênicas, dança, música e ouso dizer que até história. Ele também é citado nos vestibulares da vida. 

Confesso que não uso ele para consultas rápidas, mas sim como leitura mesmo. Ler ele como um livro de história e ir destacando ou criando fichas com as informações mais relevantes (e usar as fichas para preparar as aulas) é mais prático. O conteúdo é denso e bem detalhado, recomendo a leitura e ter em casa, mas principalmente a criação de fichas sobre os períodos e movimentos.


História da Arte, por Graça Proença

O meu queridinho da vida, sucinto porém completo. Esse é o livro que mais consulto para preparar as aulas, ele é um livro feito por uma brasileira, pensando na educação brasileira e por consequência também trás aspectos da arte no Brasil. 

Um livro de linguagem simples e introdutória, perfeito para professores que depois tem que explicar tudo em inglês, aliás, e esse é o motivo pelo qual comprei o próximo livro.


The Short Story of Art, por Susie Hodge

O livro passa rapidamente por movimentos artísticos, obras, temas e técnicas, tudinho em inglês, algo que colabora com professores de arte bilíngues a descobrir o termo certo para cada período histórico e técnica. 


Meu trajeto de pesquisa:

  1. Leio o tópico que darei aula no livro da Graça Proença;
  2. Leio o mesmo tópico no livro da Susie Hodge;
  3. Assisto vídeos de outros arte-educadores e historiadores sobre o mesmo tema;
  4. Tento explicar tudo o mais simples possível para mim mesma em inglês;
  5. Anoto todas as palavras que preciso pesquisar significado e aperfeiçoar pronúncia;
  6. Treino minha explicação e pronúncia;
  7. Anoto possíveis dúvidas e já deixo respostas preparadas para elas.

Comentários

Formulário de contato