Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Caderno de Sonhos

 

 

    Sabe aquela sugestão que todo livre de autoajuda e novos hábitos sugere de escrever assim que acorda? Eu tenho praticado isso, mas escrevendo especificamente sobre meus sonhos.

   Durante a pós-graduação em Arteterapia, descobri que nossos sonhos são mais importantes do que eu imaginava. Para Carl Jung, os sonhos são recados do nosso inconsciente. 

“Dreams are impartial, spontaneous products of the unconscious psyche, outside the control of the will. They are pure nature; they show us the unvarnished, natural truth, and are therefore fitted, as nothing else is, to give us back an attitude that accords with our basic human nature when our consciousness has strayed too far from its foundations and run into an impasse." (Carl Jung, CW 10:317)

      Analisar sonhos é um processo que não irei explicar, pois não é sobre isso. Procure um profissional adequado para te auxiliar nesse momento, os nossos sonhos podem trazer questões que nem sempre são fáceis de processar.

    O fato é que, nossos sonhos são importantes e nos trazem para a consciência diversas coisas que talvez na hora, talvez durante sua produção artística e talvez depois de anos, fará (ou não) algum sentido pra ti.

    Esse caderninho verde foi um presente afetivo da minha amiga-artista-rainha Bruna Ribeiro, durante um dos nossos processos de criação e assim que o vi, já sabia exatamente qual seria seu destino. Eu deixo ele em cima da escrivaninha junto com uma caneta para facilitar o processo de acordar e escrever.


   Não existe uma regra certa sobre um caderno dos sonhos, você pode desenhar, colorir, escrever e até gravar vídeos e salvar em uma nuvem, mas, recomendo que faça assim que acordar para não perder os detalhes.

   No artigo "Jung and Dreams" escrito pelo Marcus West temos exemplos sobre como os sonhos chegavam e eram interpretados por Carl Jung.

   É importante frisar que a linguagem dos sonhos é metafórica e não deve ser lida literalmente, nem sempre a morte significa que alguém vá morrer, lembre-se também que o sonho é sobre você e não sobre outras pessoas, foque nos seus próprios processos antes de focar no outro.

  Lembre-se que segundo Marie Louise von Franz o inconsciente não vai perder o tempinho dele te trazendo mensagens que você já sabe.

“The unconscious doesn’t waste much spit telling you what you already know”

   Enfim, esse post é para compartilhar essa nova prática e incentivar o uso do caderno dos sonhos para autoconhecimento. Você já tem um caderno dos sonhos? Compartilhe sua experiência comigo.

Comentários

Formulário de contato