Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Argila como material expressivo em Arteterapia

     Quanto mais eu estudo, mais maravilhada eu fico com as possibilidades de cada material expressivo em arteterapia. E lendo o livro Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia da Angela Phlippini e "Materiais de Arte" da Eveline Carrano e Maria Helena Requião, senti de compartilhar minhas descobertas sobre cada material.

A Argila

Segundo o Ecycle:

A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades.

     Algumas pesquisas dizem que a argila começou a ser produzida há 10 ou 15 mil anos atrás por conta da necessidade de se criar vasilhas para o homem que agora lidava com a agricultura e uma vida sedentária. Dá para entender que essa técnica é ancestral e carrega em si uma história e memória da humanidade? É uma conexão direta com nossos ancestrais e inconsciente coletivo.

Benefícios da Argila na Arteterapia:

  • Percepção Tátil;
  • Desintoxica;
  • Ativa elementos arquetípicos;
  • Relaxa e libera a tensão, sentimentos e emoções;
  • Percepção da tridimensionalidade;
  • Material estruturante;
  • Desenvolve a coordenação psicomotora flexibilidade manual;
  • Propicia a consciência de peso, volume e temperatura;
  • Desperta energias ancestrais;
  • Nos remete/associa a lembranças e memórias;
  • Ajuda o processo de flexibilização e maleabilidade do sujeito.

É importante lembrar que a manipulação da argila nos proporciona contato com todos os elementos: água, terra, fogo e ar e isso nos ajuda a ter um contato direto com a natureza, ou seja, com o mundo e com nós mesmos.

Preparando o cliente para o uso da argila no setting Arteterapêutico:

 No livro Materiais de Arte da Eveline Carrano e Maria Helena Requião, as autoras ressaltam a importância de preparar o cliente para a utilização desse material.
Após a preparação do espaço, oferecer ao paciente um pedaço de argila para que ele possa sentir a sua textura, como o material reage ao calor das mãos. Rolar a argila, fechar os olhos, sentir a sua textura, deixar fluir.
E só então, o paciente estará preparado para começar o trabalho.

Como manusear a argila?

  Para manusear a argila, forre a mesa, separe um pote com água e um pedaço de argila. Amoleça a argila com um pouco de água e comece a modelar.
  O indicado são as argilas frias, aquelas que secam sem precisar ir ao forno. Mas, caso precise, seque a argila no forno, existem tutoriais na internet, eu nunca usei. Caso vá oferecer essa possibilidade ao seu cliente, lembre-se de ter experimentado antes para não "quebrar" o trabalho dele.

Tentei reunir nesse artigo, o máximo de informações que consegui sobre a argila como material expressivo e possível na arteterapia e espero que de forma objetiva eu tenha conseguido mostrar a potência desse material.

 Não é o meu material expressivo favorito, tenho um certo receio de usar a argila, mas é algo que eu mesma estou cuidando e investigando dentro do meu próprio processo de individuação.

Comentários

Formulário de contato