Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Preto-velho na Umbanda


  
Se você está começando a se interessar pela religião ou ainda não sabe muito sobre quem são os Preto Velhos na Umbanda, esse post é para você! 

  Eu também estou pesquisando e conhecendo a Umbanda agora e todo mês o Templo de Umbanda que eu frequento foca em uma entidade e eu passo o mês todo pesquisando sobre essa entidade para compreender a ritualística e todo o contexto de cada entidade.

  Esse mês a gira será de Pretos Velhos e eu resolvi compartilhar com vocês através desse post o que eu encontrei sobre os pretos velhos de maneira bem livre e objetiva.

Se você tiver mais alguma informação ou um conhecimento a mais do que eu coloquei aqui, sinta-se convidado para trazer essas sabedorias e correções nos comentários.

Quem são os Pretos Velhos?

   Os Pretos Velhos são considerados espíritos ancestrais que viveram em épocas de escravidão no Brasil. São conhecidos por serem sábios, pacientes e acolhedores. Na Umbanda, são reverenciados como guardiões e protetores.

O que esperar de uma gira de Pretos Velhos?

   Uma gira de Pretos Velhos tem como objetivo trazer conforto, orientação e cura para aqueles que buscam ajuda espiritual. É comum que a gira seja realizada em um terreiro ou casa de umbanda, onde os médiuns se reúnem para receber os Pretos Velhos em suas incorporações, normalmente se apresentam  curvados, com passos lentos e curtos, como pessoas idosas e com a fumaça do fumo proporcionam limpeza espiritual das pessoas e purificação dos ambientes.

   Durante a gira, os Pretos Velhos são invocados através de cânticos e rezas, e os médiuns que os incorporam recebem orientações e conselhos que podem ser transmitidos aos público atendido. 

O que pedir aos Pretos Velhos?

   Quando buscamos ajuda aos Pretos Velhos, podemos pedir por orientações em nossas vidas, conforto emocional, cura física e espiritual, e até mesmo por proteção contra energias negativas. É importante lembrar que eles não resolvem problemas materiais, mas sim ajudam a fortalecer nosso espírito para enfrentar os desafios.

Como agradar os Pretos Velhos?

   Para agradar os Pretos Velhos, suas velhas são preto e branco As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado. As oferendas devem ser feitas com respeito e consciência, evitando o desperdício e a poluição e somente se a entidade solicitar.

Por que o dia 13 de Maio é celebrado como o dia dos Pretos Velhos? 

   Essa data marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Para a Umbanda, é um dia de reverência e homenagem aos Pretos Velhos, que foram escravizados e lutaram pela liberdade.

Pontos/músicas de Preto-velho

    Espero que tenham gostado desse post e que tenha sido útil para quem ainda não conhecia muito sobre os Pretos Velhos na Umbanda. Se quiserem compartilhar suas experiências, deixem nos comentários abaixo! 

Comentários

Postar um comentário

Formulário de contato