Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Candidiase - Ginecologia


 Girls, vim aqui falar sobre um probleminha que tive recentemente. Sei que estou me expondo e podendo receber criticas ou pessoas mal amadas que gostam de falar do que nem sabem, mas acho que é super importante compartilhar com vocês leitoras (nesse post faço distinção porque é realmente direcionado a ELAS).
 Ginecologista e esses assuntos é algo que quero abordar mais com vocês, já que normalmente é algo que nos dá medo, nos dá insegurança e as vezes por falta de informação acabamos tendo alguns probleminhas.
 No meu caso o meu probleminha rolou por conta de uma troca de sabonetes. Sempre utilizei um sabonete especifico para a região intima, e semana passada ele acabou e havia me esquecido de comprar um novo, acabei usando um em barra qualquer que tinha sobrando aqui. Passados dois ou três dias utilizando, senti uma coceira que não é de Deus. Juro! É algo que nunca pensei que sentiria na região intima, é algo que quando você coça, só piora, parece que espalha e machuca. Corri e marquei uma consulta com o Gine e ele me informou que se tratava da Candidiase. Achei aquilo tão louco e péssima que pensei "Preciso alertar minhas leitoras"


  •  Afinal, o que é a Candidiase?

 A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida, geralmente Candida albicans. Esse fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano, não causando qualquer sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem gerar mais “fermento” para esse fungo crescer, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. Isto pode causar sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos. Ela afeta pele, unhas, órgãos genitais, garganta, boca e a corrente sanguínea.
 Então, é isso. Uma coceira danada e insuportável que dá la na ppka e pode ser realmente constrangedor, ele pode ser causado por:

  • Antibióticos;
  • Gravidez;
  • Diabetes;
  • Outras infecções (exemplo o HIV);
  • Deficiência imunológica;
  • Medicamento como anticoncepcionais e corticoides;
  • Relações sexuais desprotegidas;
  • Vestuário inadequado (roupas apertadas, biquínis molhados, lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal);
  • Duchas vaginais em excesso
 Alguns dos sintomas são:


  • Coceira e irritação na vagina ou entrada na vagina (vulva);
  • Sensação de queimação, especialmente durante o sexo ou ao urinar;
  • Inchaço e vermelhidão na vulva;
  • Dor vaginal;
  • Secreção branca, espessa e livre de cheiro com uma aparência de queijo cottage.
 Durante o desespero achei que era falta de limpeza, lavei e lavei o que só piorou, pois quanto mais lava pior é. Também usei o tal do vinagre branco que minha mãe recomendou e sério, queimou no inicio mas depois aliviava, porém passado um tempo a coceira voltada. Até que enfim, consegui marcar uma consulta.

O doutor me receitou um antibiótico e uma pomada. Esse antibiótico você usa uma vez só e acabou e a pomada você deve aplicar durante o dia recomendado sem parar (inclusive durante a menstruação). Olha haha, não sei se o pior foi antes do tratamento ou quando iniciei, mas no desespero pesquisei e é normal, nas primeiras aplicações você pode sentir uma coceira muito grande e isso é natural se for apenas nos dois primeiros dias, pois quer dizer que os fungos estão em luta com a pomadinha milagrosa. Juro, foi muito dificil aguentar, mas aguentei! Uhuuuu. Enfim, finalizei o tratamento e não sinto mais nada, mas mudei alguns hábitos como o modo que limpo as calcinhas, higiêne e tudo mais, além disso essa semana irei fazer uma bateria de exames e em agosto retornarei com a minha doutora e juro que pretendo falar mais sobre com vocês, assim vocês ficam informadas como eu.

Mais alguém já teve candidiase? Segundo as fontes (Minha vida, Gineco e Uol) é normal as 75% das mulheres terem pelo menos uma vez na vida.

Comentários

Formulário de contato