Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Eleições 2018: dica de site para indecisos.


    Apesar de já ter me posicionado publicamente sobre o assunto e apesar de ter dado uma pausa no conteúdo do blog, acreditem ou não, minha cabeça continua trabalhando como uma blogueira.
    As eleições em 2018 estão melhores do que qualquer novela da globo ou série da Netflix, cada dia uma bomba e decidir o candidato a presidência do Brasil nesse segundo turno está dificil, parece que estamos em um ringue de luta e todos estão atirando, se defendendo sem de fato sentarmos para conversar. O objetivo do post não é influencia-los a votar em um candidato (mesmo que meu dedo coce muito para fazer isso) e sim ser um espaço para tirar duvidas (sabendo que não sou especialista, podemos nos ajudar nos comentários inclusive) e compartilhar informações que podem ajuda-lo a tomar sua decisão.
      Acontece que estamos prestes a decidir quem comandará o Brasil durante os próximos 4 anos e continuo vendo discussões, fake news espalhadas e zero postagens de propostas nas minhas redes sociais, no meio de toda essa bagunça, uma alma maravilhosa (Raquel linda) compartilhou prints de um site que me emocionou e eu fui obrigada a parar um tempo de minha vida e escrever esse post para apresenta-lo ANTES que decidam em quem irão votar. 

Primeiro Turno 2018

     Foi a primeira vez que vi colegas e familiares se mobilizando para politizarem-se. Nunca estive no meio de tanta informação sobre politica ao mesmo tempo. O primeiro turno das eleições de 2018 foi marcado por um grande confronto de ideias e manifestações, incluindo a maior manifestação de mulheres na história do Brasil, segundo a BBC:

"A manifestação #EleNão em repúdio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro, que se espalhou por cidades brasileiras neste sábado, foi a maior manifestação de mulheres na história do Brasil. Foi também uma das maiores manifestações contra um candidato, independentemente das mulheres."

     Foram diversos influenciadores digitais e artistas se posicionando. Um momento em que as mídias sociais tiveram grande influencia sobre a decisão politica dos cidadãos, não bastaram os jingles e grandes ataques na televisão, os memes no Facebook e WhatsApp eram muito mais presentes em nosso dia a dia.
     Finalizamos o primeiro turno com 46,03% dos votos para presidência ao Jair Bolsonaro, 29,28% ao Fernando Haddad e 12,47% dos votos ao Ciro Gomes.
    Algumas curiosidades retiradas do G1 sobre o primeiro turno 2018:
"1ª deputada estadual trans em SP, nenhuma mulher é eleita governadora, quase 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas , no total, mais de 500 mil brasileiros estavam aptos a votar em 99 países. Como não moram no Brasil, esses eleitores só puderam votar para o cargo de presidente e outros."

Segundo Turno 2018

     O Segundo Turno das eleições 2018 irão ocorrer no dia 28 de Outubro das 8h às 17h (horário de Brasilia).
     Para presidente, tivemos que decidir juntos entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
     Os estados que votaram em governadores também no segundo turno são: 
  • Amazonas (Wilson Lima - PSC x Amazonino Mendes - PDT) Eleito: Wilson Lima;
  • Amapá (Waldez - PDT x Capi 40 - PSB) Eleito: Waldez Góes;
  • Distrito Federal (Ibaneis - MDB x Rodrigo Rollemberg - PSB)  Eleito: Ibaneis Rocha;
  • Minas Gerais (Romeu Zema - NOVO x Antonio Anastasia - PSDB)Eleito: Romeu Zema;
  • Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja - PSDB x Juiz Odilon - PDT) Eleito: Reinaldo Azambuja;
  • Pará (Helder MDB x Marcio Miranda DEM) Eleito: Helder Barbalho;
  • Rio de Janeiro (Wilson Witzel PSC x Eduardo Paes DEM) Eleito: Wilson Witzel;
  • Rio Grande do Norte (Fatima Bezerra PT x Carlos Eduardo PDT) Eleita: Fátima Bezerra ;
  • Rondônia (Expedito Junior PSDB x Coronel Marcos Rocha PSL) Eleito: Coronel Marcos Rocha;
  • Roraíma (Antonio Denarium PSL x Anchieta PSDB) Eleito: Antonio Denarium;
  • Rio Grande do Sul (Eduardo Leite PSDB x José Ivo Sartori MDB) Eleito: Eduardo Leite;
  • Santa Catarina (Gelson Merísio PSD x Comandante Moisés PSL) Eleito: Comandante Moisés;
  • Sergipe (Belivaldo PSD x Valadares Filho PSB) Eleito: Belivaldo Chagas; e 
  • São Paulo (João Doria PSDB x Marcio França PSB) Eleito: João Doria
Atualização 29/10/2018: Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil e iniciará seu mandato em 2019 até 2023. Para ler o plano de governo proposto pelo eleito presidente, clique aqui.
Um artigo interessante da BBC é: "Os obstáculos de Bolsonaro para concretizar 10 de suas propostas mais polêmicas"

Candidatos a presidência nas eleições 2018: Jair Bolsonar é eleito presidente do Brasil 2019 - 2023.

Para ler o plano de Governo do Jair Bolsonaro (PSL) acesse o documento "Projeto Fênix".
Para ler o plano de governo do Fernando Haddad (PT) acesse o documento "O Povo Feliz de Novo"

Os partidos importam?

    Antes de mais nada é preciso entender o que são os Partidos Políticos e para isso minha fonte foi o site Toda Politica que deve muito ser acessado por vocês, super fácil de entender. Nele mencionam:


    Durante a ditadura não era possível ter partido algum, afinal, não era pra ter opinião diferente nenhuma né?! Em seguida, era possível apenas escolher entre dois partidos, chamado de sistema bipartidário. Mas felizmente hoje, temos mais opções para representar nossas ideias, claro, sendo que todos os partidos devem atender os requisitos previstos pela lei. Hoje o Brasil tem 35 partidos políticos registrados no TSE.
    Os candidatos não podem se eleger sem estarem associados a um partido politico registrado. Eles são tão importantes para o país que a Constituição de 1988 lhes deu autonomia administrativa e financeira, recursos do Fundo Partidário e acesso gratuito a rádio e televisão (com suas restrições), em contrapartida os partidos devem prestar contas das receitas e despesas durante todo o ano. 
    Se o partido defende ideias e tipos de governos, logo, os candidatos que se filiam a ele devem seguir os mesmos raciocínios (o esperado), inclusive existe o Voto em legenda, que é quando o eleitor digita apenas os dois números do partido.
Voto em Legenda: Este voto depositado inicialmente ao partido ou coligação vai para o candidato que possui vantagem na contagem de votos da legenda. Isso mostra que é possível que uma pessoa expresse a vontade de que um partido governe independente de quem seja o representante que irá atuar diretamente no governo. (POLITIZE-SE).

    O PSL - Partido Social Liberal "Defende que uma sociedade livre é o principal motor para a superação da pobreza e o desenvolvimento do país. Precisamos de cidadãos autônomos, um governo eficiente com atribuições limitadas, poder descentralizado, maior autonomia aos municípios e engajamento da sociedade civil.", no site deles eles mencionam priorizarem: Estatuto do Desarmamento, Proteção as fronteiras, Redução do tamanho do Estado, Combate as "quotas", Conservadorismo, Conscientização dos males do socialismo e comunismo entre outros. Para saber mais acesse o site do PSL.
     O PT - Partido dos Trabalhadores  "É uma associação voluntária de cidadãs e cidadãos que se propõe a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático” Para saber mais acesse o site do PT.

To indeciso, e agora? Solução para decidir em quem votar nas eleições de 2018.



    Finalmente chegamos ao que me fez criar esse post. Vim aqui influencia-los em analisar as propostas de seus candidatos através de um site lindo, simples e objetivo chamado "Tô indeciso". 

"O Tô indeciso alia simplicidade e profundidade de conteúdo, para auxiliar cada brasileiro a exercer seu papel democrático e se ferramentar de informações para tomar a sua decisão. Sem viéses e ruídos causados pelo contexto atual e focado nas temáticas que mais influenciam o dia-a-dia e a realidade de cada cidadão."

   Ou seja, temos uma plataforma que retira dos planos de governo as propostas e informações da forma mais crua e didática possível. Você escolhe a pauta, e vem a informação sobre o que o seu candidato diz/propõe sobre ela. Simples assim. O ponto deste post era falar sobre o site, mas é tudo tão fácil que falar apenas dele daria de fato, apenas poucos parágrafos.
   Se eu pudesse, abraçava cada profissional carioca que se juntou para fazer esse role divino. Para analisar as propostas, basta acessar o site e conferir tudinho.

E se eu votar nulo ou branco?

    Segundo o TSE a única diferença do Branco e Nulo é a forma como decide votar. O branco é quando você pressiona "Branco" e nulo é quando você digita um número que não se refere a nenhum candidato (exemplo 00). Ambos os votos não são considerados no final. No site também é mencionado que a eleição não é anulada mesmo que mais de 50% das pessoas votem nulo. 
   Mas eu votando nulo ou branco, beneficio alguém? A BBC tem uma reportagem bem interessante sobre isso Eleições 2018: Como votos em branco e nulos podem beneficiar Bolsonaro no 2º turno Mencionando que "quanto maior o volume de brancos e nulos, mais fácil seja obter a maioria.", vale a pena ler a reportagem completa para entender melhor.

Decidi! Quais os documentos para votação?

   Espero de fato que tenha tomado uma decisão consciente e que esse post tenha sido útil de alguma forma, os documentos necessários para a votação segundo o TSE são:
  • Documento oficial de identificação com foto (RG, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação);
  • Titulo de Eleitor (nele contem sua zona e seção);
  • Você também pode levar o e-Titulo (disponível para Android e IOS), um aplicativo que segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral substitui o documento oficial com foto.

Glossário de palavras que estão rolando na internet sobre as eleições 2018 (Comentem outras para ajudar a galera)

Fascismo: Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação". Leia mais sobre fascismo.
Feminismo: Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Leia mais sobre feminismo.
EleNão: Movimento criado por mulheres no Brasil nas redes sociais, contra as ideias que o candidato Jair Bolsonaro representa. O movimento saiu da internet e foi as ruas.
EleSim: Movimento criado a favor do candidato Jair Bolsonaro em oposição ao movimento EleNão.
Corrupção: Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Leia mais sobre corrupção.
Caixa 2: Caixa 2 é uma prática financeira ilegal, que consiste em não registrar determinadas entradas ou saídas de um fluxo de caixa, criando um caixa paralelo. No caso do caixa dois eleitoral, geralmente este é formado de montantes provenientes de doações não registradas nas campanhas eleitorais, ou seja, valores que não serão declarados aos tribunais eleitorais. Leia mais sobre Caixa 2.
Homofobia: Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. Leia mais sobre homofobia.

   Enfim, o post foi esse. Sei que provavelmente as informações ficaram bem superficiais. Peço desculpas, meus conhecimentos não são aprofundados e eu prefiro não me aprofundar no tema do que falar besteira. O objetivo de fato foi chegar na indicação do site (e não é publieditorial, juro) para que espalhássemos a ideia de voto consciente e de como o nulo/branco podem influenciar mesmo quando você não quer influenciar.
   Se houver qualquer erro, informação incorreta ou algo que seja interessante acrescentar: COMENTE. Assim podemos aprender juntos.

Outros links:

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Disponível em <http://www.tse.jus.br/> Acesso em 21/10/2018.

O QUE VOCÊ QUER PARA O BRASIL? TO INDECISO. Disponível em <https://toindeciso.com/> Acesso em 21/10/2018.

COMO OS VOTOS BRANCOS E NULOS PODEM AJUDAR BOLSONARO NO 2º TURNO? BBC. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45831774> Acesso em 21/10/2018.

PARTIDO DOS TRABALHADORES. Disponível em <http://www.pt.org.br/> Acesso em 21/10/2018.

#ELENÃO: A MANIFESTAÇÃO HISTÓRICA LIDERADA POR MULHERES NO BRASIL VISTA POR QUATRO ÂNGULOS. BBC. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45700013> Acesso em 21/10/2018.

VEJA CURIOSIDADES DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2018. G1. Disponível em <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/07/veja-curiosidades-do-1o-turno-das-eleicoes-2018.ghtml> Acesso em 21/10/2018.

RESULTADO DA APURAÇÃO PARA PRESIDENTE 1º TURNO. FOLHA SP. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes/2018/apuracao/1turno/brasil/> Acesso em 21/10/2018.

3 FUNÇÕES PRÁTICAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS. POLITIZE. Disponível em <https://www.politize.com.br/funcoes-dos-partidos-politicos/> Acesso em 21/10/2018.

DIVULGAÇÃO DE CANDIDATURAS E CONTAS ELEITORAIS. TSE. Disponível em <http://divulgacandcontas.tse.jus.br> Acesso em 21/10/2018.

FERNANDO HADDAD: O CANDIDATO ENQUANTRO PREFEITO. ÉPOCA. Disponível em <https://epoca.globo.com/fernando-haddad-candidato-enquanto-prefeito-23106464>. Acesso em 21/10/2018.

OBRAS DE HADDAD ATÉ 2015 EM SÃO PAULO. Disponível em <https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1a3T-z2OqEdo0PSurldFNyJhqRH0&ll=-23.52751135379048%2C-46.63215211049811&z=13>. Acesso em 21/10/2018.

O PERFIL DOS 13 CANDIDATOS À PRESIDENCIA. NEXO JORNAL. Disponível em <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/08/15/O-perfil-dos-13-candidatos-%C3%A0-Presid%C3%AAncia-de-2018>. Acesso em 21/10/2018.

PARTIDOS POLITICOS: O QUE SÃO, COMO FUNCIONAM E COMO SÃO CRIADOS. TODA POLÍTICA. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/partidos-politicos/>. Acesso em 21/10/2018.

Comentários

  1. Estou morando na Finlândia e sou obrigada á votar. Não gostaria de decidir entre dois pilantras como esses.
    Não falo sobre política do Brasil por motivos de ter pânico da situação e do rumo que ele caminha. O negócio tá tipo 'se correr, o bicho come, se ficar o bicho pega.'

    Espero que seu post ajude muitas pessoas á se decidirem!

    www.meliuz.com.br/desafio/2018/p/Abelanofera- Clicando nesse link, você vota na minha apresentação do Desafio Méliuz 2 e concorre á um Iphone X!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bicho vai pegar muito nesses próximos 4 anos.
      Também espero miga <3

      Excluir
  2. Post muito bom sobre o assunto e bem completo.
    Confesso que não consigo votar em nenhum dos candidatos do segundo turno, pois nenhum deles me representa e os dois são contra meus princípios. Essas eleições estão complicadíssimas, assim como a situação atual do pais.

    blogdeaventuras.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim é que se tu não vota em um, ta favorecendo o outro. Perigosíssimo!

      Excluir
  3. Eita que eu nem tava sabendo que iria ter segundo turno para governador em SP :o
    Gostei muito do seu post, ficou bem completo e interessante. Bem legal como você lidou com o assunto de forma neutra, as pessoas precisam decidir sobre esse assunto sozinhas e não serem influenciadas (coisa que eu mais tenho visto nessas eleições).
    Apesar de já saber em quem vou votar vou dar uma fuçada em alguns dos sites que você citou, fiquei curiosa.
    Parabéns pelo post, espero que ele alcansse mais pessoas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migaaaa corre pra decidir!
      Fiquei tentada a influenciar haha mas é importante que decidam sozinhas.

      Excluir
  4. Parabéns por ter abordado esse assunto por aqui de forma tão madura e completa. São tempos sombrios, não há como negar. Eu não escondo de ninguém o que penso a respeito dos candidatos. Sinceramente, essa sua eleições viraram um circo, mas uma coisa boa saiu disso pra mim: eu me propus a pesquisar e saber mais. Espero que daqui a três dias par brasileiros não me decepcionem mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina ta o caos, cada dia uma bomba! Sombrio...
      Mas acho que está sendo importante, como você colocou, estamos nos politizando e isso é ótimo!

      Excluir
  5. Oii! :)
    Parabéns pelo post! Está completo e muito bem explicado! Essa será uma das poucas eleições que participei desde que tirei o título e vejo tanta gente perdida e cheia de ódio... Confesso que tirei um tempo das notícias sobre políticas nesse segundo turno, porque já estava me fazendo muito mal. Acho que antes de aprenderem a votar, as pessoas precisam aprender a discutir opiniões sem agredir os outros.


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As noticias estão complicadas mesmo Mi, tu não sabe o que é verdade ou mentira.
      Esta sim rolando uma falta de respeito enorme, de ambas as partes...

      Excluir
  6. Menina, o negócio ta doido. Achei muito didático o seu post e espero que ajude muito os indecisos. Eu já tomei minha decisão e agora é só torcer e acreditar no brasileiro, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos torcendo migaaaaa, Brasileiro tem que pensar no Brasil lindo e diverso e não no próprio umbigo.

      Excluir
  7. Gostei bastante do seu post, ele é bem esclarecedor em diversos assuntos. Estamos num beco sem saída nessas eleições, mas para mim já se tornou incontestável votar em alguém que prega totalmente o oposto de uma sociedade. Só de ler a proposta de governo de cada partido já podemos ter uma noção em quem não votar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse meu posicionamento Thami, ta dificil mas já estamos em um mundo cheio de ódio, ter um representante assim: só piora.

      Excluir

Postar um comentário

Formulário de contato