Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Como tirar seu DRT de Ator e Atriz e tornar-se um ator profissional?


O que é DRT e por que eu preciso dele?

   DRT na verdade é a sigla para Diretoria Regional do Trabalho, quando dizemos que temos o DRT quer dizer que somos regulamentados pela lei e podemos exercer plenamente nossa função.
    Quem não tem DRT e mesmo assim quer se aventurar no teatro, tv ou cinema dificilmente conseguirá um trabalho com um bom cache ou não poderá ter falas e grandes participações.
    É como se fosse a OAB para advogados ou o COREN para enfermeiros, saca? Esse reconhecimento da profissão foi conquistado através de muita batalha durante os anos aqui no Brasil, anteriormente, os artistas tinham a mesma carteirinha que prostitutos (ambos tidos como profissionais de entretenimento), somente após muita luta é que os artistas mais velhos conquistaram um registro adequado a nossa profissão.

Qual a minha formação e no que ela influencia no processo para tirar o DRT?

    Como muitos de vocês já devem saber cursei Licenciatura em Teatro na FPA - Faculdade Paulista de Artes. O curso teve duração de 3 anos e é uma graduação, disponibilizando-me ao final o certificado. Com ele estou apta a ser professora de teatro, professora de arte e atriz.
    Acontece que para quem fez curso técnico/profissionalizante ou tem material suficiente para comprovar que esta apto deve seguir um outro processo do qual eu desconheço, mas através do site da SP Escola de Teatro e do Backstage poderá ter mais informações.
   Ou seja, este post é um passo a passo redirecionado a quem realizou uma graduação ou seja, tem o certificado/diploma de Bacharel ou Licenciatura em Teatro ou Artes Cênicas.

Quais os processos para conseguir tirar meu DRT de ator e atriz agora que sou formado?

Você precisará de apenas dois links:
Ministério do Trabalho - Sistema de Registro Profissional
Ministério do Trabalho - Sistema de Atendimento Agendado

Passo 1 para tirar seu DRT ator

> Acesse o site do Sistema de Registro Profissional do Ministério do Trabalho;
> Na seção "Solicitações" clique em "Registro Profissional";
> Coloque seu CPF e continue preenchendo as informações (Nome mãe, nome pai, endereço, RG, data de expedição e órgão emissor do RG, PIS, número da carteira de trabalho, e-mail, telefone e outros);
> Irá gerar um número de solicitação, ANOTE ESSE NÚMERO EM ALGUM LUGAR QUE NÃO IRÁ PERDER;
> Irá para campo onde você coloca sua categoria (artista), função (ator/atriz) e documento que irá comprovar sua formação (certificado ou diploma);
> Precisará do CNPJ da sua faculdade, normalmente tem no site da faculdade mas você pode ligar para eles e perguntar;
> Clique em "Transmitir";
> O sistema gerará um documento, salve e imprima esse documento.


Passo 2 agende sua solicitação do DRT no Sistema de Atendimento

> Acesse o site do Ministério do Trabalho - Sistema de Atendimento Agendado;
> Preencha os dados Estado, Município, Tipo de Atendimento (Solicitação de Registro Profissional);
> Aparecerá endereços do Ministério do Trabalho do seu município que realizam esse serviço (caso não apareça nenhum, procure outro município próximo a você);
> Clique no mini calendário para verificar as disponibilidades de datas e horários;
> Selecione uma das datas de sua preferência (as datas lives estão em branco, as coloridas não podem ser selecionadas);
> Selecione o melhor horário para você;
> Preencha os dados CPF, data de nascimento e telefone para contato e outros;
> Salve e imprima o documento gerado.


Passo 3 vá ao Ministério do Trabalho na data, hora e endereço agendados com os documentos

> Vá ao Ministério do Trabalho na data, hora e endereço agendados com no minimo 15 minutos de antecedência;
> Informe na recepção que você tem horário agendado para Solicitação de Registro Profissional e siga as orientações que te derem (eu fui para um dos andares e tive que avisar o pessoal meu nome completo e que eu estava lá plena esperando ser atendida);
> Entregue os documentos ao atendente e siga as orientações dele;
> Alguns colegas meus disseram que o atendente já lhes entregou na hora a carteirinha (caso isso ocorra com você, vá direto ao passo 5);
> Caso o atendente diga que deverá aguardar e verificar no site, siga o passo 4.


Documentos necessários:


  • Carteira de Trabalho (cópia do número, série e qualificação civil):
  • Documento de identidade (RG) original e cópia;
  • CPF original e cópia;
  • Comprovante de residência recente original e cópia;
  • Certidão de casamento original e cópia (se houver alteração de nome);
  • Certificado ou Diploma original e cópia (a cópia deve ser idêntica frente e verso ao original, caso você tenha apenas o certificado deve entregar seu diploma no prazo de um ano, caso contrário seu número será suspenso);
  • Requerimento/Solicitação de Registro (primeiro documento que imprimiu nesse processo);
  • Comprovante de agendamento (segundo documento que imprimiu nesse processo).
   Mesmo que alguns documentos não exigissem cópia, levei mesmo assim para evitar qualquer transtorno. O atendente ficou com todas as cópias e não disse ser desnecessário, ao contrário, verificou tudo e disse para acompanhar a solicitação e validar o número em seguida no prazo de 15 dias.



Passo 4 gerando a carteirinha e o seu número

>  Acesse o site do Sistema de Registro Profissional do Ministério do Trabalho;
> Na seção "Acompanhar solicitação" clique em "Registro Profissional";
> Preencha com seu CPF e o número de solicitação (aquele que pedi para você anotar);
> Clique em "Pesquisar"
> Quando encontrar a palavra "Deferido" quer dizer que seu número está ok, tudo esta lindo e você já pode gerar sua carteirinha;
> No campo 'Impressões" clique em "Emitir Cartão de Registro Profissional";
> Preencha com as informações solicitadas (CPF, nome completo, nome da Mãe e data de nascimento);
> Clique em "Consultar";
> Clique no botão da mini impressora e imprima sua carteirinha com o número do seu DRT.

Passo 5 validando seu cartão de registro profissional ator/atriz

> Ainda no site do Sistema de Registro Profissional do Ministério do Trabalho;
> No campo "Validar Cartão" clique em "Registro Profissional;
> Preenche as informações (CPF, nome completo, data e hora da emissão do cartão e código de controle do cartão);
> clique em "Validar".

Prontinho, seu cartão e número de registro profissional esta validado e você esta regulamentado agora. Parabéns!

Caso tenha alguma dúvida, converse com o pessoal da sua faculdade (pensou que eu iria me colocar a disposição né? haha), acontece que sou recém formada assim como você e não sou especialista nesses documentos e tals. Mas deixe a pergunta aí, quem sabe eu possa responder ou alguma alma caridosa e sábia também saiba.

Se alguma parte do processo ficou confuso para você, acesse o instagram do blog (@blog.della) e assista aos destaques para acompanhar como foi meu processo, onde eu cliquei tudo em vídeo para vocês.


Comentários

  1. Você pode me tira uma dúvida estou começando meu curso licenciatura teatro duração do curso é de 4 anos queria muito saber eu terminar receber meu diploma posso tira meu registro profissional de atriz

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    Respostas
    1. Olá Veronica,
      Verifique com seu coordenador, mas por ser faculdade acredito que sim, pelo mesmo processo que eu:
      levar histórico e diploma para o ministério do trabalho seguindo esse passo a passo.

      Boa sorte na caminhada! Seja bem vinda <3

      Excluir

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