Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.
São Paulo, SP, Brasil

6 coisas que você deve pensar antes de comprar algo por impulso


   Eu aprendi que sou uma pessoa impulsiva e pessoas impulsivas precisam acionar um bom freio de mão antes de torrarem seu dinheiro com qualquer besteira (que consideram úteis na hora). Para isso, conheci e me faço algumas perguntas antes de comprar algo que compartilharei com vocês hoje.

Planejei comprar?

    Faço um planejamento mensal de gastos e dificilmente (por estar desempregada) eu planejo gastar com algo além de transporte público. Então, sempre que me vejo diante da oportunidade de comprar, ativo o sino do "isso está no meu planejamento mensal?".

Eu preciso?

   As vezes é uma questão de: minha calça furou e estou a caminho de uma entrevista de emprego OU o shampoo acabou no dia anterior. Acontece que, quando vamos levar o shampoo acabamos levando outras coisas e essas outras coisas, eu preciso? Além da calça, preciso da blusinha? Eu tinha mania de usar isso como desculpa "se já estou gastando mesmo, o que custa levar o outro?", custa talvez um rolê no fim de semana, custa mais um dia de trabalho, custa um livro, custa meu objetivo mensal, custa meu sonho. Se eu não preciso, não devo comprar.

Vai suprir alguma necessidade básica da minha vida?

    Pode acontecer de vez ou outra você se deparar com algo que estava precisando e não lembrava. Por exemplo: não, na verdade dificilmente eu sai de casa sem planejar comprar e fiz uma compra que supria alguma necessidade. A não ser que me ligassem dizendo "acabou o arroz, pega um pacote na rua por favor?", tirando isso, nada foi realmente necessário.
   Alias, eu tenho um bloco de notas onde eu anoto as coisas que QUERO comprar e que PRECISO, quando algo acaba ou percebo que logo precisarei de algo, coloco na lista do preciso, quando vejo algo no pinterest que me dá coceira na bunda, coloco no QUERO. E digo para eu mesma que é minha lista de compras, a vontade de gastar passa.

Tenho dinheiro sobrando para?

   A vida tem dessas né mores, as vezes você planejou gastar X e acabou gastando menos (eu ouvi um amém?), então, aquele dinheiro fica na sua carteira e você já verificou sua lista de planejamento, sua lista de "preciso", tudo está ok e você pode ir para a lista do "quero", se você tem esse dinheiro sobrando, então sim, você pode ir para a próxima pergunta (haha, achou mesmo que ia ser fácil assim?)


  • Está sem dinheiro sobrando para nada (nem para pagar as contas básicas)? Testei 7 métodos para fazer dinheiro extra e compartilho nesse post com vocês.

Quanto custa e o que eu poderia fazer com esse dinheiro além de comprar tal coisa?

   O dinheiro que sobrou pode te aproximar mais do seu sonho e isso é algo que parei para pensar recentemente. No mês de Março não consegui investir no Tesouro Direto, mas olhando meu extrato eu gastei umas duas vezes com comida na rua (senti vergonha de tirar minha marmita da bolsa) E comprei um livro de R$40,00 que não precisava ter comprado agora. Com esse dinheiro gasto e mais 20,00 já teria dado o valor necessário para aplicar no Tesouro Selic 2023 (que inclusive, esta rendendo que é uma beleza). É um dinheiro que junto para fazer intercâmbio daqui alguns anos, eu estou 100,00 mais longe desse sonho (se analisar que poderia estar 100,00 mais perto).

Já conferiu se tem desconto?

    Por fim, desde pequena sou a louca dos descontos, se eu estou na loja física procuro no celular se na internet é mais em conta ou se em algum outro lugar é mais barato e isso já fez com que evitasse gastar desnecessariamente (porque após ver que sairia mais caro no lugar, resolvi comprar na internet e na internet minha ansiedade já tinha passado e pude perceber a merda que seria comprar). Mas quando vou comprar pela internet EU sempre vou em busca de descontos, códigos de desconto, cupons etc e isso pode diminuir bastante o valor final das compras, e o dinheiro que "sobrar" pode ser aplicado em meu sonho. Um site que indico para isso é o Cupom Válido, tem cupom pra tudo, fico doida e feliz.

Resumindo


  1.  Você se planejou para?
  2.  Esta na lista do "preciso" ou na lista do "quero"? Se estiver na do segundo, volte para casa.
  3.  Se esta na lista do preciso e você não se planejou, tem dinheiro sobrando?
  4.  Tem dinheiro sobrando e prefere realmente investir nessa compra e não em seu sonho/objetivo?
  5.  Conferiu se tem desconto?


   Gostaram das minhas perguntas básicas antes de gastar?
   Me conte, qual seu ritual para não ficar mais longe dos seus sonhos?

Comentários

Formulário de contato