Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.
São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Atividades de Abril gratuitas em São Bernardo do Campo


     Lista de alguns dos eventos artísticos e culturais que ocorrerão gratuitamente na cidade de São Bernardo do Campo, não pude colocar tudo porque a prefeitura ainda não atualizou o guia da cidade online (risos), mas já é possível encontrar algumas divulgações nas redes sociais. Ordem: Local, data.

Eventos da Pinacoteca de São Bernardo do Campo


Palestra Artista Curador

TIPO: Curadoria, Artes Visuais
DATA: 13/04  às 10h
ENDEREÇO: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105 Jd do Mar)
DESCRIÇÃO: A artista visual Cristina Suzuki fala sobre o processo de curadoria para a exposição  Um Bom Encontro, de Mariana Vilela, que está em exposição na Pinacoteca até dia 15 de Junho. Também discorrerá sobre como vem desenvolvendo seu trabalho em projetos pontuais na Livraria Alpharrabio, onde desde 2010 cuida da programação expositiva, tendo realizado mais de 20 mostras, a maioria com artistas da região. Inscrições pelo e-mail: educativo.pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br

Amaro

TIPO: Exposição, artes visuais
DATA: Até dia 11/5 - de terça a sábado, das 9h às 18h
ENDEREÇO: Pinacoteca de São Bernardo do Campo / Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. R. Kara, 105, Jardim do Mar.
DESCRIÇÃO: Entre paixões por pintura e algumas aulas de artes, a arquiteta e artista Marcela Amaro se viu tomada de expressão e inspiração capazes de tocar e transcender as pessoas, usando linhas sobrepostas por seu pincel. Sua admiração pelo feminino surge em formas orgânicas, que remetem à sutileza e plenitude da alma da mulher. Livre / Grátis.  Tel.: 4125 2379.

Metamorfose

TIPO: Exposição, artes plásticas
DATA: Até 7/06
ENDEREÇO: Pinacoteca de São Bernardo do Campo / Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. R. Kara, 105, Jardim do Mar.
DESCRIÇÃO: Uma exposição de arte cerâmica. Vinte artistas mostram a sua versão sobre o tema: vida, mudança, esperança.

Eventos do Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais

Mostra 13ª semana dos povos indígenas

TIPO: Exposição, artes visuais, plásticas e audiovisual
DATA: 8/4 até 9/5 de Seg a Sex das 10h às 16h
ENDEREÇO: Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais (Parque Chácara Silvestre, Av. Wallace Simonsen, 1800 Nova Petrópolis)
DESCRIÇÃO: Exposição conta com Mostra Fotográfica das Comunidades Guaranis, Ritxòcò: A Boneca de Barro Karajá, Mostra audiovisual: Povos originários do Brasil e do Mundo, Mostra de utensílios indígenas de várias etnias e Mostra fotográfica Kuarup - A Visão da Família Villas Bôas.

Contação de Histórias de Lendas, Mitos e Cotidiano de origem Nativa

TIPO: Contação de histórias
DATA: De 15/4 a 26/4 de seg à sex às 10h e às 14h
ENDEREÇO: Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais (Parque Chácara Silvestre, Av. Wallace Simonsen, 1800 Nova Petrópolis)
DESCRIÇÃO: Mais informações ligar para 4337-7363

Mostra de Artesanato e Vivência em Dança

TIPO: Dança e Artesanato
DATA: De 22/4 a 26/4, terça a sexta, das 10h às 16h
ENDEREÇO: Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais (Parque Chácara Silvestre, Av. Wallace Simonsen, 1800 Nova Petrópolis)
DESCRIÇÃO: Mostra e venda de artesanato, jóias, instrumentos musicais e adornos de origem indígena. Cada dia da semana será dedicado a uma etnia diferente. Também será realizada uma vivência com dança típica de cada uma delas. A atividade integra a 13ª Semana dos Povos Indígenas em São Bernardo do Campo.

Eventos da Câmara de Cultura Antonio Assumpção


Sutilezas

TIPO: Exposição, artes visuais
DATA: De 3/4 à 31/5 de terça à sábado das 9h às 17h
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: Nesta exposição de pinturas a artista Martha Longhi apresenta trabalhos recentes e inéditos. As obras, em grande formatos, revelam as sutilezas da pesquisa das cores características de sua produção, iniciada há 26 anos.


Workshop de Carimbó e Siriá

TIPO: Dança
DATA: De 16 a 18, terça a quinta, das 19h às 22h
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: No mês do Dia do Índio, uma atividade para conhecer e praticar algumas danças brasileiras típicas do estado do Pará com forte influência das culturas indígenas do norte do país. Carimbo e siriá serão vivenciados em seus movimentos específicos, acompanhados de contextualizações e reflexões histórico-culturais e rítmicas. Workshop ministrado pela artista educadora e bailarina Marta Jardim, em passagem por São Paulo. 20 vagas. Público alvo: educadores, artistas e pessoas que gostem de dançar. 20 vagas. A partir de 16 anos/Grátis. Inscrições prévias: camaradecultura@gmail.com (primeiros inscritos).

Sexta Musical: Fabrício Ramos

TIPO: Música
DATA: Dia 26, sexta, 19h30
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: Mesclando canções próprias que estão em seus dois álbuns e outras inéditas, o cantor pernambucano também homenageia grandes ícones da música brasileira. Fundindo MPB - sua maior influência - com gêneros como rock, blues, folk e forró, o show retrata um caldeirão de ritmos, passeando por temas como amor, realidade social, preconceito e misticismo. Acompanhado pelo baterista Muca Silva e pelo sanfoneiro Cicinho Silva, Fabrício comemora 15 anos do lançamento do seu primeiro CD autoral que, inclusive, lhe rendeu uma turnê no Japão em 2007. Livre/Grátis. 60 min

Obirinxá

TIPO: Exposição, artes visuais
DATA:  até 30/4, terça a sábado, 9h às 17h.
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: Nesta exposição, a mulher em essência, beleza e poder está representada nas recriações da iconografia da cultura Yorubá pela artista visual e designer Laís Oliveira. As obras enfatizam elementos e códigos estabelecidos da cultura afro-brasileira, construídos nas relações sociais e históricas dos povos africanos escravizados no Brasil, em seu processo de diáspora. As Yabás, orixás femininos, forças da natureza ou Obirinxás, são apresentadas em xilogravura, uma antiga técnica de impressão sobre papel, a partir de matrizes de madeira entalhada. OBÍ significa fêmea, do sexo feminino e OBÌNRI, Mulher. A artista também é percussionista e integra o grupo Ilú Obá de Min. Livre/Grátis.

Som do Meio Dia

TIPO: Música
DATA: Dia 12, sexta, 12h
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: No projeto que leva música para perto das pessoas ao meio dia, o público poderá conferir a apresentação do Coral da Terceira Idade, da Secretaria de Cultura e Juventude. Regência: Larissa Macedo. 30 min. Livre/Grátis.

Rodas de Capoeira e Jongo

TIPO: Dança
DATA: Dia 27, sábado, 15h
ENDEREÇO: Câmara de Cultura Antonio Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325, centro)
DESCRIÇÃO: O grupo Guiné-Bissau Capoeira promove, em mais um local da cidade, roda aberta de capoeira e jongo, como vem realizando há tempos na Chácara Silvestre. É aberta mesmo: não precisa de roupa especial e nem ser capoeirista. É só chegar e participar! Coordenação capoeira: Graduado Kiko, Professor Índio e Mestre Adelmo. Coordenação jongo: Mestre Miudinho (Escola de Capoeira Negro Nagô/SBC). 120 min. Livre/Grátis.

Outros espaços da cidade

Cinema Gratuito Ponto MIS

TIPO: Cinema
DATA: Todas as quartas de Abril às 19h30
ENDEREÇO: Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Doutor Flaquer 26, centro)
DESCRIÇÃO: Parceria entre a Secretaria de Cultura e Juventude e o Museu da Imagem e do Som (MIS), que apresenta um filme toda quarta-feira gratuitamente na biblioteca. Os filmes serão: 10/4 Bróder, 17/4 O vendedor de sonhos e 24/4 Novela das oito, verifique a classificação indicativa dos filmes.

Aula aberta de Zumba e Samba Rock

TIPO: Dança
DATA: Todos os domingos, Zumba das 9h às 10h e Samba Rock das 10h às 12h
ENDEREÇO: Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1205 - Taboão)
DESCRIÇÃO: As aulas fazem parte do projeto "Qualidade de vida".

Show Duques Duo

TIPO: Música
DATA: 10/4 às 19h30
ENDEREÇO: Feira do Ginásio Poliesportivo (Av. Kennedy, 1155 Bairro Anchieta)
DESCRIÇÃO: Dupla se apresenta na feira, como parte do projeto Arte nas feiras

RS7

TIPO: Exposição, artes visuais
DATA: 9/4 à 10/5 de segunda à sexta das 8h às 17h, sábado das 8h às 14h
ENDEREÇO: Biblioteca Guimarães Rosa (Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção)
DESCRIÇÃO: Admirador da arte em suas várias formas, como pintura e graffiti, Reinaldo Martins dos Santos utiliza tela de madeira e papel para produzir seu trabalho. Abertura da exposição em 9 de abril.

Memórias da Pauliceia

TIPO: Exposição, fotografia
DATA: 1/4 à 31/5 de segunda à sexta, das 8h às 17h
ENDEREÇO: Biblioteca Érico Verissimo (Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia)
DESCRIÇÃO: -

Ficou sabendo de outro rolê na cidade? Comente!

Comentários

Formulário de contato