Sabe quando você não consegue encontrar as palavras certas ou tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e você fica perdida para encontrar o caminho adequado?
Seja como um exercício terapêutico, um exercício criativo ou um trabalho escolar, o Blackout Poetry é uma possibilidade que te ajuda a enxergar um caminho possível dentro de uma infinitude de possibilidades. Sem pressão, você não tem como partir de um lugar conhecido ou confortável, você apenas lida e deixa fluir para vir a tona o que tiver que vir.
Afinal, o que é Blackout Poetry?
O Blackout Poetry é uma técnica de escrita onde você "encontra a poesia", selecionando palavras que te interessam da página de um jornal, revista ou livro com algumas palavras a mais para trazer fluidez. Depois, usando tinta ou uma canetinha, você "esconde"/blackout as outras palavras, trazendo destaque para sua criação.
De onde surgiu o Blackout Poetry?
Pelas minhas pesquisas, esse tipo de poesia surgiu com o Caleb Whiteford, um diplomata e satirista político escocês, que publicou um folheto de poesias e trocadilhos que ele coletou de alguns dos primeiros jornais antigos.
Como criar um Blackout Poetry?
- Escaneie o texto. Não se aprofunde muito no significado e no que o texto está dizendo, apenas escaneie ele superficialmente;
- Circule as palavras que chamam sua atenção como adjetivos, substantivos etc e depois encontre palavras no meio que possam conecta-las e trazer fluidez para sua criação, como "de", "do", "na", "para" etc;
- Leie diversas vezes para ver se as palavras se conectam e faça ajustes se necessários;
- Oculte/Pinte/Esconda todas as outras palavras que não foram destacadas e deixe visível apenas as palavras selecionadas.
Foto do blog The Artist Woman |
Que legal! Obrigada pelas informações sua linda💕
ResponderExcluirFico feliz que tenha achado legal. É bem divertido e interessante mesmo. Obrigada pela visita.
Excluirna boa, esse texto precisa de revisão
ResponderExcluirOlá Liliane,
ExcluirTudo bem?
Poxa, todos os textos precisam de revisão rsrs Não posso discordar.
Não sou profissional de letras, escritora, jornalista ou nada do tipo.
Esse blog é meu cantinho pessoal e eu só compartilho minhas descobertas sem nenhuma pressão e intenção de me tornar profissional da área da escrita como você.
Mas, obrigada pela dica e retorne se achar meu conteúdo relevante pra ti. Será bem vinda.
Beijão,
Ainda não, mas tenho q fazer um para um trabalho de uma pós graduação, então vai me ajudar muito essas informações.
ResponderExcluirMeu amooor, que seja um trabalho divino. Sou grata por ter compartilhado informações relevantes para seu trabalho.
ExcluirMe salvou 😃 eu tava quase chorando e perdi pra fazer isso muito obgda pelas dicas 😘💞
ResponderExcluirQue bom que deu tudo certo!
Excluir