Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Blackout Poetry - O que é e como fazer?

“In your wardrobe,” a newspaper blackout by Austin Kleon (@austinkleon)

     Sabe quando você não consegue encontrar as palavras certas ou tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e você fica perdida para encontrar o caminho adequado? 

    Seja como um exercício terapêutico, um exercício criativo ou um trabalho escolar, o Blackout Poetry é uma possibilidade que te ajuda a enxergar um caminho possível dentro de uma infinitude de possibilidades. Sem pressão, você não tem como partir de um lugar conhecido ou confortável, você apenas lida e deixa fluir para vir a tona o que tiver que vir.

Afinal, o que é Blackout Poetry?

    O Blackout Poetry é uma técnica de escrita onde você "encontra a poesia", selecionando palavras que te interessam da página de um jornal, revista ou livro com algumas palavras a mais para trazer fluidez. Depois, usando tinta ou uma canetinha, você "esconde"/blackout as outras palavras, trazendo destaque para sua criação.

De onde surgiu o Blackout Poetry?

    Pelas minhas pesquisas, esse tipo de poesia surgiu com o Caleb Whiteford, um diplomata e satirista político escocês, que publicou um folheto de poesias e trocadilhos que ele coletou de alguns dos primeiros jornais antigos.

Como criar um Blackout Poetry?

  1.  Escaneie o texto. Não se aprofunde muito no significado e no que o texto está dizendo, apenas escaneie ele superficialmente;
  2.  Circule as palavras que chamam sua atenção como adjetivos, substantivos etc e depois encontre palavras no meio que possam conecta-las e trazer fluidez para sua criação, como "de", "do", "na", "para" etc;
  3.  Leie diversas vezes para ver se as palavras se conectam e faça ajustes se necessários;
  4. Oculte/Pinte/Esconda todas as outras palavras que não foram destacadas e deixe visível apenas as palavras selecionadas.
Você pode parar por aí ou escrever esse poema em alguma outra folha, ilustrar o poema etc. As possibilidades são infinitas.
Foto do blog The Artist Woman

Como o Blackout Poetry pode te ajudar?

  Quando falamos de poemas e escrita sabemos que também falamos de emoções, arte e criatividade.
  Essa técnica nos ajuda a trazer á tona sensações e sentimentos que as vezes não conseguimos lidar ou até nomear, além disso, te ajuda a organizar as ideias, pois, de certa maneira você precisa praticar a organização de palavras e pensamentos.
  Essa técnica nos ajuda a limpar a mente. Com tantos estímulos diários - como tantas palavras na página -, nos colocarmos para selecionar o que nos interessa traz uma sensação de clareza mental, escolha, empoderamento e limpeza.
   Nos traz questões que talvez estavam no nosso inconsciente e precisavam vir à tona. Se você realizou o exercício com um intuito terapêutico, eu indico levar essa atividade para seu psicólogo ou arteterapeuta.
  Além de ser um excelente exercício criativo para aqueles que se sentem sem inspiração para criar algo novo ou estão no famoso limbo criativo.

Professores de arte podem usar o Blackout Poetry em suas aulas

    Eu usei essa técnica antes de introduzir a arte contemporânea e o abstracionismo, em minhas aulas tivemos um diálogo sobre a ideia estar se tornando mais importante do que a técnica e estética, os alunos puderam transformar o poema em uma pintura abstrata. A condução do diálogo e atividades posteriores de criação e apreciação fica à critério do professor.


Você já fez algum Blackout Poetry? Compartilhe nos comentários.

Comentários

  1. Que legal! Obrigada pelas informações sua linda💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha achado legal. É bem divertido e interessante mesmo. Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Liliane,
      Tudo bem?

      Poxa, todos os textos precisam de revisão rsrs Não posso discordar.
      Não sou profissional de letras, escritora, jornalista ou nada do tipo.
      Esse blog é meu cantinho pessoal e eu só compartilho minhas descobertas sem nenhuma pressão e intenção de me tornar profissional da área da escrita como você.

      Mas, obrigada pela dica e retorne se achar meu conteúdo relevante pra ti. Será bem vinda.

      Beijão,

      Excluir
  3. Ainda não, mas tenho q fazer um para um trabalho de uma pós graduação, então vai me ajudar muito essas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amooor, que seja um trabalho divino. Sou grata por ter compartilhado informações relevantes para seu trabalho.

      Excluir

Postar um comentário

Formulário de contato