Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Resenha: Jogos Vorazes



     Continuando com a semana dos parceiros, conheça o blog Montanha Literária. O Paulo consegue ler e traduzir em um post tudo o que o livro tem de bom ou ruim, é uma maneira tão diferente e magnifica, a escolha das palavras, o contexto e a forma com que ele explica e passa a informação é diferente e especial. Confiram comigo o porquê de tantos elogios!


"Enfim, eu li Jogos Vorazes. E parece que eu fui a última pessoa da blogosfera que o li. Todo mundo já falou dele e a adaptação para o cinema foi lançada no ano passado. Mas caso você viva em uma caverna e nunca tenha ouvido falar dele, esse é o primeiro livro de uma trilogia homônima, que ainda contém Em Chamas  e  A Esperança.

O livro conta a história de uma garota de 16 anos, que vive em uma sociedade distópica chamada Panem, onde anualmente ocorre um grande evento chamado Jogos Vorazes. A Capital sorteia um menino e uma menina, entre doze e dezoito anos, em cada um dos seus 12 distritos, para participar em um campeonato mortal, onde apenas um dos vinte e quatro "sortudos" poderá sobreviver. Em uma arena, os jovens entrarão em combate e terão de encarar algumas outras surpresas bem macabras. Em suma, é matar ou morrer.

E adivinha quem, por algum motivo, vai ser uma das participantes dos jogos, representando o 12º distrito? Se você pensou na nossa protagonista, Katniss Everdeen, está correto. A história se desenrola a partir daí, com pitadas de ação, drama e romance.

A narrativa de Suzanne Collins é muito viciante, portanto garanto que você não vai querer largar seu exemplar até terminar de ler. Já ouvi algumas pessoas afirmando que o começo do livro é entediante, mas eu não me senti desmotivado durante essa parte. É claro que, comparada aos momentos da arena, a apresentação desse mundo segue um ritmo mais lento, porém nada que afete de fato o andamento da obra.A construção dos personagens é ótima e não é difícil acabar admirando os atributos da narradora e protagonista Katniss ou desejar mais detalhes sobre personagens secundários como Rue e Cinna. Contudo, a construção do triângulo amoroso falha em alguns pontos, pois não mostra com clareza o que acontece com um dos seus componentes durante os eventos (vocês entenderão o que digo ao lerem o livro).

Outro problema é que a ideia não é totalmente original. Um romance publicado no Japão em 1999, que depois também foi adaptado para as telonas, lembra em muito a história contada por Collins. É Battle Royale, do autor Koushun Takami (o livro eu ainda não li, mas o filme eu conheço e recomendo). A diferença entre a norte-americana e o japonês é basicamente que a história do primeiro se passa no Japão e que os  participantes do torneio mortal são alunos de uma mesma sala de Ensino Médio, e não escolhidos de locais distintos. Posteriormente, a história de Takami ainda foi publicada em mangás.

Dito isto, Jogos Vorazes ganha no Montanha Literária:

QUATRO ESTRELAS

O livro merece ser lido e apreciado. Afinal, apesar da falta de originalidade, ele compensa em cenas de ação e na construção de um mundo completamente novo, fascinante e, ao mesmo tempo, assustador. Com certeza, Suzanne Collins vai te tirar umas noites de sono. E eu digo isso como algo positivo!

------------

Comente se você já leu essa obra e se concorda ou discorda das minhas impressões. Só que atenção: se for informar algum spoiler, avise logo no início do seu comentário para que ninguém acabe lendo-o por engano ;)

Inté +!"
______________________________#______________________________
Eu simplesmente amo ler essas palavras tão culta do culto do Paulo, para quem não sabe, sinto-me livro para comentar, o Paulinho faz teatro comigo e é um amor de pessoa, responsável e realmente super inteligente, ótimo ator e agora se descobrindo como um maravilhoso blogueiro. Não exito em indicar o Montanha Literária a ninguém. 

O que acharam da resenha? Já leram o livro?


Comentários

  1. Eu amo a serie, li os 3 livros em 6 noites, ah na verdade quem foi escolhida foi a irma da Katniss né rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu - Bruna - ainda não li nenhum e nem assisti ao filme. Estou meio apertada e ainda não comprei, mas amei a resenha e me deixou com água na boca de ler!

      Beijão

      Excluir
  2. Eu estou igual a Taty, li os três livros super rápido. Não aguentava de ansiedade pra descobrir o que ia acontecer kk. Bem, eu gostei MUITO do final, e agora aguardo ansiosamente os outros dois filmes <3

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha
      Quando queremos muito algo, fazemos tudo correndo ai quando acaba ficamos frustradas!

      Beeeeeijos Pri

      Excluir
  3. desde que saiu o filme eu fiquei com muita vontade de ler os três, mas por algum motivo, nunca os comprei, e minha amiga que é doida por leitura, também não tem, aí acabei me acomodando e nunca li ): já ouvi falar muito bem, e um dia ainda vou lê-los HAUHAUHAUHAUAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu só não leio por falta de grana mesmo... eu tenho uma mania de querer todos os livros para mim sabe?

      Um dia iremos lê-los haha

      Beijão

      Excluir
  4. Eu so muito desatualizada só pode gente :// rs
    Nunca li esses 3 livro ( preciso ler ) vo procurar pra comprar !

    ResponderExcluir
  5. Nunca li, na época que o primeiro filme foi lançado achei a história meio fraca e nem me interessei, mas mudei de opinião despois da resenha. Quando puder comprarei para ler^^

    ResponderExcluir
  6. nunca li o livro, infelizmente
    mas a resenha dele e ótima mesmo. e bom ler "blogs" que tenham conteúdo "inteligente" srsr

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, Bruninha: como dizer o quanto importante é ter você como parceira do Montanha Literária? Se já não bastasse o fato de me ajudar nessa empreitada maluca e me incentivar a seguir com o blog, eu tenho o privilégio de poder dizer que somos amigos e que posso contar com você sempre que preciso! :D Que a nossa amizade perdure, dentro e fora da blogosfera, por muito tempo!
    Beijos,
    Paulo
    Blog Montanha Literária
    http://www.montanhaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato