Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Histórias de Sucesso: Lenços da Solidáriedade


 Aqui vai outro projeto que resolvemos entrar de cabeça! As blogueiras do Vale do Paraíba inspiradas, resolveram ajudar o Lenços da Solidáriedade que é uma campanha criada pela Vânia Castanheira. Daí a Giane compartilhou conosco e as blogueiras aqui do centro de São Paulo resolveram fazer o mesmo simultaneamente. Irei explicar melhor como doar ao final do post.
 Para divulgar e entendermos melhor sobre a campanha, entrei em contato com a Vânia perguntando se ela poderia responder a algumas perguntinhas e super atenciosa, ela respondeu! Juro que pensei que ela não fosse responder haha morri de amores. Então estamos aqui, fervendo a categoria "Histórias de Sucesso" porque essa campanha foi e continurá sendo um amor e sucesso puro. 


1) Como e por que decidiu criar o "Minha Vida Comigo?" (Site/blog da Vânia)
 5 meses depois de descobrir o meu câncer, eu estava em um grau de conhecimento e com uma experiência que senti a necessidade de passar adiante. Senti-me obrigada a partilhar tudo aquilo que eu vinha aprendido desde a descoberta da doença. Comecei a ler muito, a estudar e a falar com vários médicos e, ao mesmo tempo, comecei a ser cobaia de experimentos (pessoais) para passar melhor pelo tratamento contra o câncer de mama. Senti que se eu soubesse aquilo que eu sabia quando descobri a doença, poderia tudo ter sido mais leve. Daí, a pensar o que iria fazer para comemorar o meu aniversário de 32 anos, surgiu a ideia de começar um blog e "abrir para o mundo" a minha história, os meus aprendizados, as minhas dores, conquistas e superações. 

2) De onde surgiu a campanha Lenços da Solidariedade?
 Com um mês de blog e com tantos acessos (cerca de 50mil) eu senti que precisava fazer mais. Ajudar. E como os lenços foram uma "descoberta" tão grande pra mim, para minha autoestima e diversão, para o meu tratamento, decidi que seria assim que eu iria ajudar. Algo que estaria ao meu alcance. Assim, pedi "ao mundo" para doar lenços através do blog e comecei a receber centenas, milhares deles...

3) Qual foi o processo da criação e qual o objetivo da campanha?
 Elevar a autoestima das mulheres em tratamento. Através do simbolo do lenço, resgatar a autoestima destas mulheres, uma autoestima que vem de dentro. Quando doo os lenços tento sempre organizar uma palestra ou workshop. Conto um pouco da minha história e de como nós temos responsabilidade e um papel ativo sobre nossa cura e sobre nossa vida. Não esta tudo nas mãos dos médicos. Nós somos as principais responsáveis e devemos cuidar, em casa, da nossa alimentação, da nossa beleza (resgatar a verdadeira beleza que vem de dentro e se mostra por fora) com maquiagem, acessórios, etc, e principalmente da nossa cabeça. Estas atitudes são capazes de gerar resultados como alteração da imunidade das pacientes, por exemplo.
Entrega dos Lenços da Solidáriedade com Workshop + Camila Coelho e LePostiche (aqui)

4) Até onde você acha que ela pode chegar?
 Poderia virar uma Instituição, mas eu não quero entrar na burocratização, mesmo sendo um projeto social. Por isso tenho a campanha ativa, sem promover muito durante o ano pois estou sempre recebendo lenços. Marco com hospitais para fazer a entrega durante o ano todo e reativo vivamente a campanha em Outubro. O que me falta neste momento é patrocínio para pagar os meus custos de ida a hospitais fora da minha região. Muitos me pedem mas eu não tenho como pagar esses custos. 

5) Mudou algo em você depois da criação do projeto? O quê?
 Tudo. Mudei minha vida, a minha perspectiva, a minha profissão. Formei-me como Coache continuo ajudando mulheres tanto em tratamento como outras saudáveis mais qu buscam um estilo de vida mais saudavel, equilibrar a vida pessoa com as obrigações gerando um equilibrio, gerenciar o estress ou encontrar um propósito por exemplo. 

6) Nesse meio tempo, teve alguma coisa/alguém que te surpreendeu?
 Em que sentido? Não percebi a pergunta.
 Se for "algo" sim, muita coisa. Quando criei o projeto não tinha a menor ideia do impacto que realmente teria em pacientes. Como por exemplo, muitas deixarem de ter vergonha de estarem carecas (nem mostravam a careca para as enfermeiras e maridos), outras, através das informações do blog, deixarem de ter medo de ir ao médico ver o que era aquele caroço que não doía mas não sumia...
Adeus Mia! (aqui)

7) Quanto tempo é o tratamento da quimio e quando os lenços começam a fazer parte da vida das mulheres?
 Desde o momento em que descobri a doença até o ultimo dia de tratamento foram 10 meses. Os lenços começam quando começa a cair o cabelo (cerca de 10 a 20 dias após a primeira quimioterapia).

8) Como superar a baixa auto-estima para as mulheres qu faze quimio e qual a importância dos lenços a elas?
 É pouco espaço para responder a primeira parte rsrs. É um processo complexo. Os lenços são mais que um acessório, um símbolo e uma oportunidade de usarmos nossa criatividade. Podemos parecer sem quem quisermos e usufruir da nossa beleza, força e garra. Há formas incriveis de nos amarrarmos, saíndo do convencional e que nos dá um carimbo da doença. 2 ou 3 vezes nas ruas de São Paulo, chegaram a me perguntar como eu amarro o lenço, e em nenhum momento, se referiram a doença. Provavelmente nem se aperceberam que aquele era o motivo de eu estar com o lenço na cabeça.
Aquele momento que me doeu o coração e ficou só a vontade de voltar no tempo e ir pra São José dos Campos conhece-la pessoalmente. (Aqui)

9) Como fazer a doação? Tem alguma restrição para doar os lenços?

  •  Lenços novos, usados, que estiverem esquecidos na gaveta, lenços quadrados, retangulares, encharpes, pashminas, enfim... panos com alma!;
  •  No minimo com 1 metro de largura (experimente se cobre sua cabeça);
  •  Envie para: Quiosque Philosofy - Rua Fagundes Varela, 141 CEP: 12245530, São José dos Campos/SP Brasil.
    Agora sobre a doação aqui no centro de São Paulo. Provavelmente iremos fazer as doações a um hospital daqui e não de São José dos Campos, por motivos de: menos custos, mais próximo e as outras blogueiras já estão ajudando. Nessa entramos não apenas no projeto da Vânia, mas entramos em contato com o Lenços que Unem, criado pela blogueira @patriciamattos e o hospital @santapaularosa (que provavelmente será o hospital escolhido).

Existem algumas blogueiras dando apoio e em locais que podem arrecadar:
  •  Eu, Bruna Della - Região do ABC e Linha azul do metrô: cappuccinoebobagens@gmail.com
  •  Manuella Firminy - Horto Florestal: contato@coisasdotempo.com
  •  Sara Aline - Guarulhos: enorosablog@gmail.com

 Envie um e-mail para a blogueira que estiver mais perto de você para solicitar informações. Coloque no assunto: Lenços da Solidariedade.

Ao final, iremos marcar um encontrinho para irmos fazer a doação e espero contar tudo para vocês por aqui. 



Comentários

Formulário de contato