Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Como se organizar na semana de provas?


     Já tenho uma postagem parecida com esta mas sempre crescemos, nos apropriamos de outras dicas, retiramos algumas que não funcionam mais e rever isso é sempre importante, até mesmo para mim. Confesso que o tema dessa blogagem coletiva feita pelo grupo Liga blogosfera me fez repensar na forma que ando me organizando e me preparando para estudos e isso é ótimo! Assim antes que minhas provas comecem de fato, posso dar uma reorganizada e estudar melhor com as dicas que eu mesma pesquisei e dei a vocês.
     Vou separar o post em alguns tópicos para dissertar melhor sobre cada questão e dar dicas especificas. Vamos lá?



Anotações bem feitas


     Fazer anotações eficientes pode te auxiliar a estudar para a prova depois, para isso acho importante seguir alguns passos e manter sempre destacado certas coisas, como:
     Referencias: Assim que iniciar o bimestre, pergunte ao seu professor as biografias, os livros que as aulas dele irão se basear e caso ainda não esteja na faculdade, pergunte ao professor as matérias que irá ter durante o bimestre, anote essas coisas na primeira folha do caderno da matéria.
     Papelaria: Tenha canetas coloridas, post-its e adesivos para destacar informações, organizar e tornar seu caderno mais interativo e fácil de analisar depois;
     Data e Tema da Aula: Coloque data em todas as folhas, isso te ajuda a se localizar na hora de encontrar alguma informação depois. Além disso, sempre que iniciar a aula, ao lado da data anote o tema principal da aula, por exemplo: "Substantivos", "Geometria Analítica", "Fauna e flora", "Romantismo Brasileiro", isso te ajuda a fixar melhor sobre o que se trata cada aula e não embaralhar uma informação com a outra.
     Tarefas: Ao final da aula, deixe como ultima informação e bem destacado as tarefas para a próxima aula. Caso não tenha nada, anote da mesma forma "Nada foi pedido para a próxima aula", caso tenha sido solicitado, anote "Ler texto do livro tal", "Fazer exercícios da página tal". Assim um dia antes de cada aula, você poderá dar uma relembrada da ultima aula e saber se esqueceu de fazer algo ou não, mantendo sua mente sempre atenta e preparada.
     Post-its: Use os post-its para anotar informações como: perguntas e duvidas sobre o que não entendeu (assim que sanar a duvida, anote a resposta em seu caderno e jogue fora o post-it), utilize também quando for alguma informação que o professor já avisa que irá cair na prova.
     Adesivos: Adesivos são ótimos para se localizar, por exemplo, use um adesivo rosa para destacar informações adicionais mas que não fazem parte da matéria em si, adesivo amarelo para destacar dicas do professor, adesivo verde para destacar matérias que tem que revisar ou pesquisar sobre e assim vai, você que determina.
     Notas e Datas de Prova: Nas capas (frente e verso), imprima ou cole uma folha para conter duas informações: um calendário simples e objetivo para anotar data das provas e outro para anotar suas notas, assim você pode acompanhar onde e no que precisa melhorar e não esquecer-se de datas importantes.
     Caderno de resumo: Faça um caderno extra, este caderno não irá contigo para as aulas, mas será utilizado quando chegar em casa ou quando tiver um tempo (VOCÊ PRECISA TER UM TEMPO) para estudar durante a semana. Pegue a matéria que irá estudar, abra seu caderno de aula, obtenha alguns livros e mantenha seu computador por perto. Neste segundo caderno você irá fazer um resumo de cada matéria e aula que teve, organizando as informações, adicionando pontos que pesquisou e acha interessante, macetes encontrados na net e essas coisas que vão te ajudar a organizar a ideia do teu caderno do dia-a-dia e ajuda-la a estudar durante a prova. Ele deve ser atualizado sempre, assim no dia de estudar você não fica na mão.

Aplicativos


     Any.Do: É um aplicativo de listas que já indiquei por aqui, ele é bem simples e é feito para você fazer listas, literalmente. Na época de escola, eu anotava o que tinha que fazer a cada dia e no final do dia, dava check no que fiz e no que não fiz, dava um jeito de encaixar em outra data. É ótimo, preciso baixa-lo novamente. Da para fazer listas de tudo!

    Agenda do estudante: É um aplicativo que ajuda você a organizar data de provas, tarefas e trabalhos. Simples, objetivo, clean e ótimo.

     Todait: É um aplicativo que ainda não testei mas estou bem tentada, é um aplicativo que ajuda a organizar seus horários de estudo. Ele é em português e parece ser bem clean também, quando eu usar faço uma postagem exclusiva para ele.

     Partiu Revisar: Maravilhoso para te ajudar a não esquecer a matéria, como a dica 8 que dei, é preciso se organizar e é preciso um tempo durante a semana para você relembrar e dar uma estudada sobre o que acabou de aprender. Este aplicativo te ajuda a se organizar para fazer essas revisões e a manter contigo aquela informação. Ele é bem clean e simples de trabalhar.

Se organize!


     Agendas: Ter agendas te ajuda a organizar eventos, organizar horários e principalmente organizar tempos de estudos. Não sei vocês, mas eu tenho a mania de me enfiar em mil cursos, mil eventos e esquecer que tenho que estudar para as coisas que já faço. Manter uma agenda é visível que você precisa de tempo e/ou quando você precisa descansar.

     Calendário mensal: Existem diversos DIY para você ter em casa um calendário mensal bem fofo e diferente, calendários são necessários, assim todos os dias você confere o que terá durante a semana e quando será aquela prova, preparando-se antes para não ser pego de surpresa.

     Grupo de estudos: Marque um dia com a galera para ficarem uma hora a mais na escola/faculdade e repassarem a matéria da prova que esta por vir. É super divertido, você cria intimidade com a galera e de quebra consegue entender e associar coisas muito mais do que durante as aulas.

     Pare 5 minutos: Durante as revisões e estudos, garanta que ao menos irá dar pequenas pausas para se distrair. Isso ajuda a manter o foco e você não se cansar tão facilmente. Utilize a pausa para comer algo, se hidratar, fazer algo que te divirta, mas não estenda o tempo e esqueça de voltar aos estudos.

     Grave a aula: Muitos professores fazem uma revisão antes da prova, utilize um recurso pouco usado no celular e grave as aulas do seu professor em forma de áudio, na hora dos estudos, vale ouvir, vale ouvir durante a noite e tudo mais.

     Descanse: Estudar em tempos de prova não é estudar na noite antes da prova e sim se organizar para que na noite da prova, você possa descansar tranquilamente e sem neuras. Tenha certeza de alimentar-se bem para não ficar ansioso demais e dormir tempo suficiente para acordar com pique e com a cabeça tranquila para realizar uma prova.

     Essas foram minhas dicas, que lendo agora percebo que não foram tão especificas para dias de prova, mas sim para garantir que quando a prova chegue você não entre em crise consigo mesma e saiba controlar a situação, o que sinceramente, é melhor do que eu te dar dicas de como se matar para ir bem na prova ou dicas de como colar, mas nunca soube colar então deixo essa para outra pessoa!

    Para você, o que te ajuda a manter o foco durante a semana de provas?


Comentários

Formulário de contato