Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Como decorar textos de teatro

Fonte: FreePhotos by Leah Kelley

    Mas essa vida de estudante do teatro é assim, cada dia eu tento algo novo ou por conta da correria sou obrigada a fazer algo novo. A questão é, Bruna, como você decora seus textos para os espetáculos?
    Vou lhes dizer apenas coisas que deram certo comigo, tem atores que fazem diferente, que conhecem outras técnicas, meu euzinha, só consegui obter bons resultados a partir das que vou lhes dizer:

Escrever

    Antes da odiada tendinite (nos dois pulsos), o que eu fazia era escrever. Escrevia 10 vezes cada frase, em silêncio e repetindo palavra por palavra ao escrever, depois lia a frase inteira, escrevia novamente, ao final, pedia para alguém averiguar se havia ou não decorado a frase, ia juntando uma parte com a outra até o texto inteiro estar decorado. Comecei a fazer isso depois que li aquelas matérias de facebook sobre Escrever 7 vezes é melhor que ler 1000, ou algo assim e deu certo. Fazia isso antes da cirurgia no pulso e dava certo.




Repetir

    Repetir seu texto teatral ajuda a decorar, isso é óbvio, mas é tão simples e tão objetivo que atualmente é o que faço. Mas não só leio e repito a minha, mas leio o texto inteiro, a fala do outro e só então repito várias vezes a minha, assim, compreendo o texto inteiro e isso é muito importante. Durante a repetição da leitura do texto, experimento diferentes vozes, diferentes entonações e tento encontrar o que mais se aproxima do que o diretor propôs, isso me ajuda na construção do personagem e a decorar. Com o tempo, quando a cena já esta marcada, é interessante fazer a repetição das frases passando na mente ou de fato realizando todos os movimentos da cena. É algo que eu gosto muito de fazer sozinha, confesso. 

Gravar e ouvir

     Você não ouve tantas vezes alguma música que acaba decorando ela inteirinha? Para decorar um texto de teatro, por que não seguir o mesmo processo? É importante dizer que sua entonação e intenção na fala deve já ser o certo, caso contrário, você fixará o texto de forma errônea. Após ter a certeza desses pontos e ter checado com seu diretor, grave e ouça infinitas vezes. No ônibus enquanto poderia estar ouvindo aquele funk incrível, ouça e acompanhe o texto. Não deixe apenas "tocar" o texto, ouça com atenção e acompanhe todas as falas.

   As vezes para decorar o texto o diretor tem outras propostas, então tudo vai depender do processo e do que foi proposto aos atores. Mas basicamente, esses foram os jeitinhos que deram certo. Sim, tudo exige esforço e concentração, não adianta nada repetir e não estar concentrado na repetição, não adianta nada ouvir e escrever se sua cabeça esta em outra coisa, acreditem, já fiquei repetindo e ouvindo minha voz durante horas e horas porém pensando nos problemas da vida, paguei micão em cena e se não fosse pelos meus colegas de palco, seria tudo um desastre.

Comentários

Formulário de contato