Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

O minimo que um ator deve saber antes de subir no palco

Não se esqueça do público

    Você pode se envolver com a história, com seu personagem e tudo mais, porém, não pode se esquecer que faz o que faz porque pessoas estão te assistindo. Tenha certeza que eles podem te ver, ouvir e te entender, foco em uma boa dicção e volume.

Atue com voz E corpo

    Como dito anteriormente: boa dicção, volume e articulação são imprescindíveis mas não pode se esquecer que o resto do seu corpo existe. Muitos atores estão tão focados em dar o texto que esquecem que tem um corpo inteirinho dando milhares de textos e por vezes, até contradizem o que está dizendo. Imagine, um personagem que se diz certinho com a postura torta. Ou alguém que se diz totalmente abatido com movimentos rápidos e expressão de felicidade. Seu corpo não é neutro e carrega diversos signos. Esta ai uma das dificuldades na atuação: manter tudo no lugar em plena consciência e presença.

Preste atenção na luz

    Eu sou o tipo de espectador que não consigo prestar atenção e relaxar enquanto o ator não fica posicionado dentro da luz. Se a luz não esta batendo no seu rosto mas o resto do seu corpo inteiro esta, acredite: você não esta na luz e o público só vê iluminado o seu corpo, seu rosto nas fotografias da família ficarão apagados e suas expressões faciais difíceis de enxergar. Todo o seu capricho de sorrir ou levantar a sobrancelha na hora certa cairá por terra se não estiver bem posicionado.

Os princípios básicos, diferenças de Tv, cinema e teatro e os desafios da carreira artística.

Permaneça no personagem

     Esqueceu suas falas ou marcações? Mantenha o personagem gata! O público não sabe que algo deu errado a não ser que você entregue. Eu já entreguei várias vezes e hoje tomo muito cuidado com isso porque o que ouço é sempre: você errou? Nem percebi! E não da para perceber se você mantém a pose e improvisa com isso. Mas lembre-se: se você não estava presente e prestando atenção nos coleguinhas e na cena, não adianta nem tentar improvisar e manter o personagem, porque você no personagem estará perdido da mesma forma, daí a importância de se estar presente e focado o tempo todo.



Você nunca será invisível

     Coceirinha no nariz? E se eu coçar bem rapidinho no meio dessa cena? Migo, todos verão, acredite! Calcinha enfiada na bunda? E se eu tirar enquanto meu colega da o texto dele? Não tire! E se eu tirar enquanto a cena acontece do outro lado do palco? Não tire! More, só tire essa calcinha (que deveria ter sido escolhida melhor) somente depois que estiver fora do palco.
    Outra coisa: estou na coxia vendo o público mas ninguém me vê. Risos. Se você os vê, eles te veem e você está pagando micão.

Você não é mais importante que seu colega

     Ninguém é mais importante que ninguém. Sem público você não apresenta para ninguém. Sem espetáculo o público nada assiste. Sem seus colegas, você não tem com quem dialogar. Sem seu diretor, não tem quem te dirija. Sem... Entende? Humildade sempre e mantenha o ego no nível suficiente para que você arrase no palco sem desmerecer ou atropelar ninguém. Cuidado com sua empolgação, não atropele a fala dos outros e cuide para que sua marcação (ou o seu improviso na hora do branco) não atrapalhe a ação e visibilidade do outro.

Os princípios básicos, diferenças de Tv, cinema e teatro e os desafios da carreira artística.

E vocês, consideram mais alguma coisa essencial para atores e atrizes sabermos antes de subirem no palco? Comente!


Tem vontade de fazer aulas de Teatro no seu condomínio, escola ou grupo da igreja? Fale comigo! Sou professora Licenciada em Teatro pela Faculdade Paulista de Teatro e estou pronta para lhe apresentar os primeiros passos nessa jornada artística.



 Curta a página no facebook e acompanhe as fotos no instagram.

Instagram

Comentários

Formulário de contato