Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

DRT Ator/atriz: Entrega do Diploma durante a Quarentena/COVID19



   Para quem estava agoniado pois a faculdade atrasou a entrega do diploma, teve o DRT vencido OU precisava tirar o DRT provisório durante a quarentena, felizmente existe um processo online e muito mais simples e rápido que o presencial. O passo a passo pode parecer confuso e não tem imagens igual o primeiro post sobre DRT que fiz, pois fui preenchendo conforme as coisas aconteciam comigo e sem passo a passo nenhum, mas confia que no final dá certo. 

  1. Solicitar requerimento da apresentação de diploma aqui ou solicitar o serviço pela primeira vez aqui
  2. Salvar,  imprimir e assinar o documento gerado (ele precisa estar assinado na hora de anexar no passo 4).
  3. Seguir o passo a passo no site gov.br aqui
  4. Realizar a solicitação, etapa "protocolar" do site aqui. No requerimento adicionei o documento gerado no passo 1, e anexei os documentos em PDF solicitados no requerimento do passo 1:
    1. RG
    2. Comprovante do DRT/registro profissional que fizemos presencialmente, para quem está solicitando o registro pela primeira vez tem que verificar os documentos necessários no requerimento
    3. Diploma scaneado e assinado
    4. Cópia Digitalizada do Documentos de capacitação específicos da profissão (aquele cartão que emitimos com nosso número na primeira vez)
  5. Salvar SEMPRE o documento e e-mail enviado que são os únicos comprovantes que você tem;
  6. Aguardar pacientemente, segundo o site o resultado sai em um dia (é rápido mesmo);
  7. Para acompanhar ou saber se está tudo certo com os documentos basta acessar esse site aqui. Após eles verificarem que a documentação está certa, geram uma mensagem avisando que a resposta irá para o e-mail informado. Caso tenha algo de errado em um dia eles enviam um informativo (figura 2), solicitando que reenvie algo. No meu caso eu enviei o requerimento sem assinatura, tive que imprimir, assinar e só então a confirmação.
  8. O número de protocolo é enviado para o e-mail e você pode conferir como está seu processo no SEI- Sistema Eletrônico de Informações, clicando em "consulta de processos", colando o número gerado em "Nº do Processo ou Documento" deixando selecionado a aba "Processso", não precisa preencher mais nada além do captcha e clicar em pesquisar para acompanhar a solicitação.



            9. Aguardar resposta. Eu sinceramente não sei como fica depois, eu recebi dois e-mails e no final deu certo.
  •   O primeiro e-mail: dizendo que como meu DRT já estava vencido eu teria que recomeçar o processo, a diferença é que ao invés de solicitar no passo 1 a apresentação de diploma, eu deveria fazer como se fosse a primeira vez e refazer todo o processo. Se esse for seu caso, é só fazer isso mesmo. (Eu demorei pra fazer, pois estava sem impressora, caso contrário teria sido mais rápido)
  •   O segundo e-mail: foi em resposta a um questionamento que eu fiz no Fala.Br antes de descobrir esse passo a passo perguntando sobre como proceder para entregar o diploma. Um Agente do Ministério do Trabalho da minha cidade respondeu solicitando que eu apenas assinasse o diploma (olha a burra) e no dia seguinte ele disse que já estava tudo certo, precisa reimprimir o meu cartão de registro e valida-lo. No próprio e-mail vem a carta de despacho dizendo que foi aceito o diploma com instruções de como imprimir, validar etc, mas basicamente é no mesmo esquema de como tiramos o DRT provisório presencialmente. É importante frisar que o Agente respondeu meu questionamento e usou os documentos que eu tinha enviado nesse processo todo, não foi apenas como o e-mail de dúvida.

Então, fica aí as duas possibilidades, pois sinceramente não sei como foi, mas cheguei no final.

Se tiver alguma dica ou observação, deixe nos comentários para ajudar outros colegas.

Comentários

Formulário de contato