Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Materiais de uma estudante de ARTETERAPIA



 Arteterapia é literalmente terapia com arte, terapia através da criação de imagens, sons e o que for possível dentro de um processo artístico.
 Muito provavelmente estar cursando Arteterapia era algo já predestinado, pois, olhando toda a minha caminhada tudo faz muito sentido e espero, honestamente, que continue fazendo. 
 Mesmo não tendo gostado muito do sistema de pós-graduação EAD em História da Arte pela USCS - Universidade de São Caetano do Sul, ouvi boatos de que as pós-graduações presenciais, principalmente em Psicologia Analítica, eram impecáveis. Em busca de ter mais contato com pessoas da minha região e que também sejam envolvidas com arte, resolvi arriscar. Foi a melhor decisão da minha vida.
 Os cursos de pós-graduação em Arteterapia e que realmente tem relevância, são de universidades e instituições reconhecidas pela UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia e para quem é de São Paulo, também pela AATESP - Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo
  Existem diversas abordagens arteterapêuticas, na USCS estudamos a abordagem Junguiana, ou seja, seguindo a pesquisa desenvolvida por Jung e Nise da Silveira. Acontece que independente da abordagem, todo arteterapeuta precisa conhecer, experimentar e ter diversos materiais expressivos, afinal, essa é a nossa principal ferramenta de trabalho.
  Acredito que cada curso irá oferecer uma lista, e vou compartilhar a lista de materiais expressivos que eu tenho com vocês, com base no que a minha universidade compartilhou comigo.

Lista de materiais expressivos para o curso de Arteterapia:

  •  Bloco de Papel A4;
  •  Bloco de Papel A3;
  •  Caixa de lápis de cor;
  •  Caixa de giz de cera;
  •  Caixa de massa de modelar;
  •  Pacote de argila (Eu acabo sempre comprando o da DAS);
  •  1 tesoura escolar;
  •  1 cola branca tubo;
  •  1 cola bastão;
  •  1 caixa contendo fitas, pedaços de tecidos, linhas;
  •  1 caixa de giz pastel à óleo (Eu tenho o da Pentel)
  •  1 caixa de giz pastel à seco;
  •  1 caixa de imagens, recortes de revistas, encartes ou jornais, etc;
  •  Pedaços de papéis variados, tipo de presente ou embrulho;
  •  Estojo de tinta aquarela (eu levo para a universidade a paleta aquarela de 12 cores baratinho, mas tenho e amo esse da Sionart que comprei na própria loja deles, mas por ser grande acabo deixando em casa)
  •  Potes pequenos de tinta guache e a dedo. Cores variadas;
  •  Pincéis, pano de limpeza e pote pequeno;
  •  Pasta A3 para guardar trabalhos (comprei essa pela Shoppee e achei ok)
  Outros materiais poderão ser solicitados pelos professores. Esses são os que devem me acompanhar em todas as aulas.

  Cada material traz um processo e uma característica própria que deve ser usada intencionalmente com o paciente. Por isso a importância de conhecer o máximo de ferramentas possíveis. Durante as aulas online, além dos materiais mencionados acima, já usamos vela, pedaço de papelão, roupas,  criei vídeos, fotografias, caixas... o bom é que podemos trabalhar com tudo e durante o período de formação.


 Você pode ver melhor meus materiais expressivos, como eu atualmente os organizo e algumas dicas extras para o curso de Arteterapia através do vídeo:


 Os índices dos livros mencionados no vídeo estão neste post do instagram. A editora é a Wak Editora e você encontra basicamente todos os livros de arteterapia e arte-educação de autores contemporâneos brasileiros por lá.
  Espero que tenha colaborado com os interessados no assunto e que eu possa colaborar futuramente contigo, oferecendo meus serviços como arteterapeuta ou até conversas deliciosas como colegas de profissão.

 Sejam sempre acolhides por mim e por esse espaço.

Com carinho,
Bruna Della (futura arteterapeuta)


 Quem leu meus posts de quando eu tinha 14 anos, não imaginaria que hoje aquela menina estaria em sua segunda graduação, teve a oportunidade de sair da casa dos pais e decidiu continuar, está extremamente perdida e com medo hoje. Ela não imaginaria que estaria tão apaixonada pelas artes e tão inserida nesse meio.
 Eu tenho medo, pois, se nada disso der certo, não restará nada. Pois, é só isso o que eu sei fazer. A Bruna de 14 anos e a Bruna de 25 anos, torcem por você, futura Bruna (eu sei que você irá ler isso).

Comentários

Formulário de contato