Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Maneiras de se fazer um protesto



Post produzido pelo novo parceiro do blog. Clique aqui para conhecer.


 Se há algo que encontra-se em destaque no Brasil e em grande parte do mundo atualmente, são os protestos. Eles batalham por condições melhores ou cuidados maiores mas, ainda assim, por vezes entram em nosso caminho. Greves e paralisações, passeatas repletas de pessoas nuas, multidões gigantescas, quebra-quebra, e até mesmo músicas. Os protestos não são  um fenômeno atual, simplesmente não saíram nunca de moda, mas, qual a melhor forma de protestar?

 
Abaixo, algumas ideias bastante úteis (e outras nem tanto).



1 - Música 




  Uma das formas de protesto que mais marcam gerações são as músicas, (quem não se lembra da Geração Coca-cola?) estas, são consideradas uma das formas de protestos mais úteis, já que geralmente são capazes de atingir a massa de maneira direta e incrivelmente precisa. mas, como qualquer tipo de arte, está sujeita com facilidade a distorções e censuras, além de não ser acessível pessoalmente a cada um. Mas, foi a música que guiou o homem a caminhos nunca imaginados e o libertou como poucos outros métodos e fatores.
  A música "Cálice", é um dos exemplo mais conhecidos, foi composta originalmente por  Chico Buarque, e é cuidadosamente feita para não ser censurada pela ditadura, como só as letras das músicas eram analisadas (geralmente) ele se valeu da sonoridade da palavra "cálice" como "cale-se", uma obra que mostra o poder de um protesto, e a beleza da arte. A versão disponível acima é uma reinterpretação feita por Pitty.


2 - Aglomerações Humanas




 Este é o tipo mais comum de protesto, as pessoas se reúnem, cantam, se pintam, chamam a atenção, gritam, fazem o máximo de barulho possível, e principalmente, caminham.

  A vantagem deste tipo de protesto é a atenção que ele atrai, a massa de pessoas andando na rua costuma ser incrivelmente chamativa e isto leva por vezes a uma atenção atraída de uma forma tão grande e com tanto destaque, que mais e mais pessoas participam.


 Infelizmente, o descontrole pode se estabelecer facilmente por atitudes guiadas pela multidão, o que pode vir a sujar o nome e as intenções do movimento.

3 - Aglomerações "Pouco Comuns"


  Pergunte-se, qual o papel de um protesto? Chamar atenção? Então é exatamente o que estas passeatas ou aglomerações fazem com sucesso. Passeatas de bicicletas com pessoas nuas, protestos em ambientes gelados, ou condições não favoráveis, e atitudes estranhas em conjunto, estes protestos mechem diretamente com o senso do comum e costumam ter sucesso além de uma repercussão mundial.

 Desvantagens? Fotografias, naturalmente comprometedoras. Apesar de tudo, é uma atitude válida.

4 - Exceção à Regra

Sim, este pintor pregou os próprios testículos.
  Algumas incrivelmente perfeitas e que não se enquadram em nenhuma das categorias comuns, e outras que são consideradas horrivelmente absurdas ou mesmo engraçadas acontecem, e na maioria das vezes, este tipo de protesto ganha repercussão mundial, mas, pelo tipo de visão recebida, costuma não atingir o seu objetivo. Naturalmente os que o conseguem tem um reconhecimento "eterno" pela coragem, ou estranheza em tomar tais atitudes.

  O que vale no fim de todos os protestos, é afinal de contas, chamar atenção.

5 - Quebra Quebra


 Quando nada resolve, ou algo sai do controle, esta polêmica forma de protesto ganha a cena completamente, uma espécie de desequilíbrio que costuma destruir tanto a imagem do protesto como a justiça em se conseguir. Uma espécie de tudo ou nada, que não deve ser apoiado, já que a destruição neste caso, é como a ira sem precedentes que destrói sem uma análise prévia do objetivo. Se você não for ser uma exceção à regra de forma desastrosa, por favor, também não seja este tipo de exceção, provavelmente, as consequências serão piores que o seu objetivo.



E então é isso pessoal! Espero que tenham gostado!



Discorda ou conhece outras formas de protesto? Que bom! Divida conosco nos comentário.

Post produzido pelo novo parceiro do blog:


http://www.umesobretudo.blogspot.com.br/

Comentários

Formulário de contato