Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Como conseguir seu primeiro emprego?


Muitas duvidas que nós jovens temos é: como conseguir meu primeiro emprego? Normalmente aos 15 anos de idade nós estamos sedentos por emprego e conseguir um dinheirinho por nossa conta. Levar a namorada pra sair, ir ao cinema com os amigos sem pedir pra papai ou mamãe, ter a sensação de independência é o que queremos.
Porém, algumas pessoas por não saberem e não terem experiências acabam não sabendo como se portar em uma entrevista, como procurar uma boa vaga de emprego e até o que colocar no curriculum. Foi por passar todas essas dificuldades e ter um pai professor de Gestão Empresarial, um pai Treinador e Recrutador que deixo este post o mais objetivo e completo para vocês.



Como procurar vagas de emprego?


É tão simples mas é algo que realmente dá um certo trabalho. O primeiro passo para quem quer tornar-se um trabalhador é correr atrás de uma vaga, você não conseguirá um bom emprego com 15 anos se não se jogar no mercado de trabalho. Procure vagas como: jovem aprendiz. Jovem aprendiz é para jovens entre 15 e 21 anos (corrijam se eu estiver errada) onde a empresa TEM que oferecer um curso na área de atuação e você trabalho no máximo 6horas por dia, lembrando que o salário normalmente é inferior a de um trabalhador comum e existem várias leis fora da CLT para o Aprendiz. Porém é um ótimo começo, empresas renomadas como Itaú e Brastemp contratam os Aprendizes na espera que eles se tornem profissionais capacitados e que sigam carreira na empresa. Fui aprendiz do Mc Donald's durante 1 ano e digo: foi a melhor coisa que eu fiz.
Sites para você buscar vagas: Vagas e Infojobs.Procure sites de empresas que você tem interesse e pesquise se ela tem oportunidade para aprendizes.

Selecione uma vaga que: seja de fácil acesso e localização a você, tenha uma função agradável e na área que você gostaria de atuar e se especializar, empresa que mostre respeito pelos seus funcionários, empresa que tem um plano de carreira.

Antes de ir para uma entrevista de emprego, caso entrem em contato com você, pegue o nome da empresa e pesquise sobre ela, sua missão e seus valores e prepare um currículo especifico para aquela vaga.
Um dos maiores erros são pessoas que fazem um currículo generalizado. Uma empresa de vendas não quer saber se você já fez um curso de gastronomia, mas um restaurante iria adorar isso. Outra questão: um restaurante árabe não quer saber se você fez curso de confeitaria, mas uma padaria brasileira iria adorar. Entenderam o que eu quis dizer?

Que roupa usar em uma entrevista?



Uma questão tão simples, que eu até dou risada quando lembro-me do meu medo na primeira entrevista. Use roupas sociais porém sem perder a jovialidade, lembrando que depende muito da vaga e empresa: sua pesquisa é fundamental. Se for uma empresa onde você irá precisar manter o social, vá de social mas sem exageros não é um casamento e sim uma entrevista. Caso a vaga seja mais no setor operacional: uma calça jeans e polo seria perfeita.
Nada de decotes, mini saias, cores neutras é essencial, acessórios exagerados é proibido, e um salto muito cheguei também. Tudo muito discreto, inclusive a cor da sua unha que não precisa ser rosa florescente (nada contra rosa florescente).


Como me portar na hora da entrevista de emprego?

Simples e fácil: seja você mesma. Não invente coisas e tente agir naturalmente, claro o entrevistador não é teu BFF mas ele obviamente não é seu inimigo para você ser falso. Seja espontâneo, proativo mas sempre sincero sobre sua qualificação. Se não tiver experiência na área diga "Não tenho experiência na área mas gostaria de aprender" mostre que você está disponível para sempre evoluir e crescer com a empresa, que você tem força de vontade e quer se tornar um grande profissional.

Não minta


Bato na mesma tecla várias vezes: não invente moda! Se você tem o inglês básico, diga que tem o inglês básico. Não exagere no currículo também, diga apenas a verdade. Imagine você ter dito que sabe um inglês intermediário, tem a sorte da entrevista não ser toda em inglês, passa e de repente no meio da sua jornada você tem que atender um gringo na frente do seu chefe e não sabe o que fazer?! Pois é, constrangedor certo? É por isso e outras coisas mais que o correto é ser sincero.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários e peço para meu pai responde-los.

Comentários

Formulário de contato