Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Diário de Escola de Tempo Integral - 3° Bimestre


 Desculpem-me por não conseguir cumprir a meta de um post por mês sobre a escola de tempo integral. Mas repito: estudar integral, fazer curso e trabalhar não é fácil. Felizmente (ou infelizmente) o ano está acabando e logo logo irei poder desfrutar das férias mas deixar para trás um lugar que permaneci durante 6 anos. da minha vida. Chega de chororô e vamos aos finalmentes, o que mudou, o que melhorou e o que ainda não deu sinal de vida? Vou fazer um desabafo neste post, tudo com muita sinceridade.

  Muitas vezes as pessoas só olham o lado negativo primeiro, é pra mostrar pra vocês que temos que mudar este conceito que começarei elogiando e dizendo os pontos bons na escola.



Pontos positivos:

Nova direção: Lembram-se do ultimo post em que disse que a direção havia mudado? Pois é, durante as férias de Julho a direção mudou de novo, mas agora posso dizer que a coisa está (aparentemente) andando e com muito mais clareza. Com a direção passada, havia ficado feliz pois parecia ser uma pessoa que realmente mudaria, porém, a desculpa era sempre a mesma "Cheguei essa semana na escola, tenho coisas para resolver, mas vamos chegar nisso", "Cheguei não faz nem um mês..." e assim por diante. 
Com essa nova direção demos de cara com outra situação: "O que está acontecendo?" está foi a pergunta feita pelo novo diretor, desabafos e mais desabafos e com isso apenas pontos positivos, somos ouvidos e a maioria das vezes o problema é resolvido na hora, sempre temos explicações e a justificativa em reuniões e ele está sempre andando pela escola, almoçando com os alunos (o mesmo que nós) e conversando. Com ele, muitos projetos foram realizados e testados.

Agita Galera: Não pude ir, foi na semana passada porém ouvi coisas muito boas a respeito. O agita galera é algo que não tem desde sempre, pelo menos nunca teve nos 6 anos que estava na escola.

Banda Alana: Durante o horário de clube juvenil tivemos um show muito gostoso com uma banda que na verdade é uma ONG bem interessante. Isso foi algo que só aconteceu uma vez na escola que eu me lembre: e faz dois anos. Projeto realizado pelo professor Lauro e aprovado pela direção.

Formatura: Pois é, quem diria nossa querida escola agora irá realizar formatura para as oitavas séries e terceiros anos. Isso é realmente muito raro e tenho certeza que muitos alunos antigos sentirão uma inveja branca por isso. Teremos colação de grau, festa a fantasia e um jantar. Claro, com os anos as coisas irão se tornar melhores.
Vidas Secas - 12/09


Alimentação: Na hora do almoço nem sempre é algo melhor, porém essa semana comemos morango no almoço e morango com creme no lanche da tarde, pão integral com geleia ou não (você escolhe). Isso é um avanço. 

Provão: É um caso de amor e ódio com essa coisa de provão. Funciona assim: todo final de bimestre a escola para em um dos períodos para realizar um provão com todas as matérias, achei a ideia muito interessante pois assim a escola já prepara os alunos para os futuros vestibulares e provas. Acho que se tivéssemos tido isso a um tempo, já estaríamos ótimos nessas provas. Elas são divididas por área e neste bimestre iremos ter redação também.

Passeios: Todos sabem o quanto eu amo teatro? Haha, claro que sim. Só neste mês saímos para uma apresentação na escola da frente (particular) e mais duas peças de teatro para ir, essas duas são pagas mas são bem interessantes, só fui na Vidas Secas pois na da escola da frente eu estava trabalhando e na outra estava realmente sem money. Aproveitei que Vidas Secas é um clássico da literatura e fui conferir de perto por um preço muito mais em conta, a escola conseguiu um super desconto aos alunos. (Em breve resenha da obra "Vidas Secas"). Deixo um comentário sobre a ida a escola privada que fica em frente a nós: alguns dos meus colegas de sala disseram que sofreram um certo bullying já que somos de uma escola publica, alguns alunos brincaram falando "Ai, cadê meu celular?!" como se estivessem sido furtados por algum de nós. Um preconceito gigantesco, já que algumas das minhas colegas também disseram que a educação deles não foi 100% e que as perguntas que fizeram aos apresentadores são perguntas simples e que já aprendemos em nossa escola: sexo e drogas.

Aula de arte da professora Suzeli

Sala Ambiente: Agora as salas não são das turmas e sim dos professores. Professora de Biologia fica na 09, História na 13 (exemplo) e assim vai, nós alunos, após tocar o sinal vamos andando pra cada sala o que nos da a oportunidade de nos mexermos, combatendo o sedentarismo, respirarmos um pouco e podermos entrar em contato com outro mundo a cada sala. Cada professor pode customizar sua sala do jeito que quiser e deixar a seu modo, nosso material como livros e apostilas ficam na sala do professor evitando que carreguemos mais peso do que já temos. 

Acessa Escola: Agora durante o almoço os alunos podem utilizar os computadores para lazer, isso é bem legal, da pra terminar um trabalho, atualizar e divulgar o blog e "sair" um pouco da escola. Essa semana acho que teve/esta tendo problema no sistema, pois a maioria dos computadores estão sem internet ou estão quebrados complicando a vida de alguns professores.

 Sala de vídeo: Agora existe uma sala com tela e notebook para os professores usufruírem a darem aulas por lá. Imagino o quanto deve ser a briga para utilizar, já que todos os professores são bem interativos e tentam mudar suas aulas com apenas uma sala de vídeo funcionando (naquelas). Esta é a introdução para os pontos negativos: e o que foi prometido?

 Dias temáticos: Pois é galera, conversei com a nova direção e ele autorizou o terceiro ano continuar com os dias temáticos. Fizemos o dia do troca mês passado e esse mês tem o dia do nerd e do hippie, ele só nos pediu pra colocar tudo em uma folha com datas etc. E pronto, pudemos fazer sem ninguém questionar e sem atrapalhar ninguém. Thanks God. 

 Avaliação da equipe: O diretor disse que na escola de tempo integral todo mundo avalia todo mundo e os lideres de sala receberam uma pesquisa para fazer com a sala onde tinham pergunta de todos os generos sobre os professores, direção e até a professora da sala de leitura. Os professores se retiraram da sala e pudemos responder a tudo sem ter medo. Passamos para o sistema uma semana depois, mas sério: aquele site me tirava as paciências pois para cada pergunta era quase 5minutos de espera. #ficadica pra secretaria da educação.

Pontos negativos:

Lousas digitais: Continuando o assunto sobre as salas de vídeo; foi nos prometido ano passado que todas as salas teriam lousas digitais para o professor dar uma aula dinâmica. E onde foi parar essas lousas que seriam instaladas no inicio do ano? O professor tem que brigar pra usar a sala de video ou o acessa escola, quando o sistema está pegando, sendo que foi prometido a todos que o giz seria deixado de lado.

Tablets/Notebooks:
Ano passado também disseram que iríamos receber notebooks, então este ano a história mudou e seriam tablets, ok, eu aceito a mudança mas vamos lá, cadê? Faltam três meses para as aulas acabarem e eu realmente não ouço falar sobre isso.

Esgoto antes das férias, agora está pior.

Esgoto: Acreditem ou não, nossa linda e grande quadra de esportes agora virou piscina: mas uma piscina com um cheiro horrível e cheia de "cc", não riam, é a mais pura verdade. Antes das férias de Julho ocorreu a mesma coisa, o esgoto subiu, voltamos e tudo parecia ter melhorado... foi quando quase todo dia o esgoto sobe e a escola é tomada por um cheiro DELICIOSOOOO, só que não. Não podemos jogar na quadra e temos que usar a quadra menor para todos os esportes.

Policiamento: Ainda não conversei com o diretor sobre isso, mas é verdade. Faz muito tempo que não vejo nenhuma ronda escolar na frente da escola. Por mais que as coisas estejam tudo tranquilo dentro da escola, do lado de fora já ouvi muitos falando que foram assaltados. É mais questão de segurança publica, mas evitar brigas ou maiores problemas, uma ronda escolar seria perfeito. Não só na entrada, mas na lateral também.


Banheiro: O Banheiro das meninas no andar das salas está interditado faz mais de um mês, fazendo com que nós tenhamos que descer até o banheiro de baixo. Depois quando chegamos tarde nas aulas, reclamam. Mas é verdade: as vezes o banheiro de baixo está sem papel higiênico, temos que subir de volta, pegar o papel, descer e utiliza-lo. Complicado.

Õnibus não passa: Haha, esse é brincadeira mas sério, as vezes eu chego atrasada na escola porque o ônibus ou já passou ou passa faltando 5minutos para eu entrar. Irritante.

 Bem, acho que foi isso. Provavelmente devem aparecer mais pontos negativos mas deixo pra o próximo post. Espero que até o próximo eu possa ver essas melhoras na escola, já que é meu ultimo ano e eu ajudei a lutar para que tornasse integral, agora quero ver os resultados. Se puderem me ajudar a compartilhar essa postagem nas mídias sociais para ver se algo muda, ficaria muito grata. A escola é: E. E. Senador Robert Kennedy em São Paulo. 

Beijão

Comentários

Formulário de contato