Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.
São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Atividades de Março gratuitas em São Bernardo do Campo

    Eu não sei o que esta acontecendo, mas está! Podemos ver pelas redes sociais da cidade, no Guia da Cidade e em cartazes várias atividades culturais e voltadas para a juventude na cidade de São Bernardo do Campo. Muitas dessas atividades já aconteciam e não ficávamos sabendo, mas esses tempos acabaram e fiz aqui uma pequena lista (porque a lista completa de atividades gratuitas já foi para o e-mail de quem faz parte do elenco e é cadastrado no nosso mailing).

Literatura É O Bixo

     Dia 9/03 às 10h
     Biblioteca Monteiro Lobato
     Para participar basta mandar e-mail para fomentoleituraoficinas@gmail.com.
     Categoria: Literatura
     O projeto tem por objetivo oferecer encontros com professores especialistas em literatura e redação para o ENEM e Vestibular, de forma gratuita aos estudantes da cidade.
     O primeiro encontro é hoje (9/3) às 10h na Biblioteca Monteiro Lobato  trará o coordenador geral dos cursos Anglo, Daniel Gonçalves, para orientar como se fazer um plano de estudos, que irá auxiliar nos estudos preparatórios. Na página da Secretária de Cultura de São Bernardo, também aponta que os próximos eventos serão nos dias 06 de Abril, 04 de Maio, 1 de Junho, 6 de Julho e 3 de Agosto (mas as datas podem ser modificadas).

Coleta de Citopatológico e Ações Educativas

De 11 a 16 de março, das 8h às 17h, em todas as UBS's teremos ações de prevenção de colo de útero com Coleta de Citopatológico e Ações Educativas com os seguintes temas:

  • Prevenção de câncer de colo de útero e de mama;
  • Prevenção da violência contra a mulher;
  • Conhecimento dos seus direitos; 

Literatura Ciranda do Livro

     Dia 14 (quinta), das 9h30 às 11h
     Na Câmara de Cultura Antônio Assumpção
     Categoria: Literatura
 Encontro entre interessados para compartilhar suas leituras. Da mesma forma como uma ciranda junta e movimenta pessoas, esta reunião de leitores coloca os livros lidos para circular ao conectar variadas experiências individuais do ato de ler. Gratuito. 90 minutos.

Dia da Mulher

     Dia 15 – das 14h às 20h
     Biblioteca Monteiro Lobato. R. Dr. Fláquer, 26, Centro.
     Inscrições pelo formulário: https://goo.gl/forms/Yuxdwsc5aAeJ0KRb2 (vagas limitadas)
     Categoria: Variados.
     Em celebração do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Monteiro Lobato apresenta uma programação voltada ao universo feminino. Serão abordados o mercado de trabalho, envelhecimento, saúde da mulher, entre outros, além de palestras e números musicais. As atividades serão:
  • 14h – Oficina de lenços e echarpes. Tintura artesanal 
  • 14h30 – Oficina de automaquiagem 
  • 15h Oficina de yoga 
  • 16h Palestra sobre as jornadas de trabalho e de lazer De Bem Comigo, com Kátia Lourenço 
  • 17h Palestra sobre envelhecimento Que Venham os Anos, com Cláudia Becker 
  • 18h Música 
  • 19h Palestra sobre empreendedorismo feminino Mulheres que Fazem e Acontecem, com Sara Valentim 
  • 20h Coral Municipal de São Bernardo do Campo

Laboratório de Dramaturgia para Mulheres

     De 16/3 a 15/6 -  sábados, das 10h às 13h
     Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105, Jardim do Mar. 
     Categoria: Teatro / Dramaturgia
     Espaço de criação colaborativa, o laboratório é voltado à pesquisa e produção de dramaturgia contemporânea, coordenado pelo Núcleo de Experimentos em Dramaturgia- NED. O processo será dividido em dois momentos: estudos compartilhados e laboratório de escrita compartilhada. Ao final do processo será realizada publicação dos textos de dramaturgia produzidos pelas participantes. Inscrições pelo email educativo.pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br ou nedramaturgia@gmail.com. A partir de 18 anos. Grátis.

Cracklin'Groove

    Dia 17 - 15h
    Parque Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, 2.980.
     Categoria: Música
     A banda Gracklin‘  Groove começou os primeiros ensaios em outubro de 2015. Em agosto de 2016 já estreava no Primeiro Festival de Músicas de São Caetano do Sul, cidade de origem da banda. Desde então, tem se apresentado com bastante frequência em eventos promovidos por prefeituras, escolas particulares, espaços culturais etc. Com base na surf  music dos anos 60, a banda transita com naturalidade por ritmos consagrados desde os anos 50 até os dias de hoje. Músicas: Lorena (guitarra e vocal),  Gabi (guitarra e vocal), Júlia (bateria e vocal) e Amanda (baixo). 60 min. 

Cine Taboão


     Dia 21 às 19h30
    Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo. Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão. 
     Categoria: Cinema
     Espaço aberto para a sétima arte, com exibição de filme e em seguida um bate-papo informal. Parceria com a plataforma Taturana Mobilização Social. Livre/Grátis.
O documentário do mês é o Chega de Fiu Fiu (Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. Brasil, 2018, 73 min.) que narra as histórias de Raquel, Rosa e Teresa - moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de viver e conviver no espaço público. No Mês da Mulher, um estímulo à reflexão sobre uma premente questão: as cidades foram feitas para as mulheres? 

1º Encontro Pequenos e Grandes Colecionáveis

     Dia 23, a partir das 10h
     No DAJUV (Avenida Redenção, 271)
     Categoria: Artes Visuais (Exposição)
     Mais de 40 expositores com miniaturas de automóveis incríveis para admirar e colecionar. Leve um 1 kg de alimento e divirta-se na mega pista de autorama e também nos sorteios durante o evento.

Biblioteca Mundo 


    Dia 23 – 14h
    Biblioteca Monteiro Lobato. R. Dr. Fláquer, 26, Centro. 
     Categoria: Literatura
Roda de literatura com mediação e diversas atividades, com destaque à produção oral e escrita de outras nações e povos. A partir de 13 anos. Grátis. Neste mês, com o tema “Realismo Maravilhoso” -  movimento literário criado nas Américas, com autores como o colombiano Gabriel Garcia Marquez e o argentino Jorge Luis Borges - a proposta é conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura, a partir dos relatos de pessoas que vieram para o Brasil. Participações da escritora Andréa Del Fuego e da colombiana Victória Saavedra, numa roda de conversa multicultural, em que serão abordadas até curiosidades gastronômicas caribenhas. 180 min. 

Amaro – Marcela Amaro

     Abertura dia 23 às 15h (Visitação até dia 11/5 - de terça a sábado, das 9h às 18h)
     Pinacoteca de São Bernardo do Campo / Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. R. Kara, 105, Jardim do Mar.
     Categoria: Artes Visuais
Entre paixões por pintura e algumas aulas de artes, a arquiteta e artista Marcela Amaro se viu tomada de expressão e inspiração capazes de tocar e transcender as pessoas, usando linhas sobrepostas por seu pincel. Sua admiração pelo feminino surge em formas orgânicas, que remetem à sutileza e plenitude da alma da mulher. Livre / Grátis.  Tel.: 4125 2379.

Mapa dos Sonhos – Mariana Vilela 


     Abertura dia 23 - 15h (Visitação até dia 15/6 – de terça a sábado, das 9h às 18h)
     Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105, Jardim do Mar.
     Categoria: Artes Visuais
     Nesta série, a artista Mariana Vilela investiga as relações entre corpo, arquitetura e geografia, sobretudo os afetos por eles estabelecidos. Seu olhar volta-se para os lugares por vezes abandonados, inóspitos e em ruínas pelos quais passamos todos os dias sem nos darmos conta. Lugares em processos de “desertificação”. Com este trabalho, que confunde os limites entre fotografia e performance, Mariana busca descobrir novas formas de entender  e atuar  nesses “desertos urbanos” e a possibilidade de trazer aos olhos a beleza da ruína. Livre/Grátis. Tel: 4125 4056.
    Mencionamos essa obra da Mariana Vilela no nosso instagram, lembra?

Metamorfose: Exposição e Palestras sobre cerâmica


     Exposição a partir do dia 26/03
     Palestras no dia 27/03 das 14h às 20h30
     Na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105).
     Categoria: Artes Visuais
     Uma exposição de arte cerâmica. Vinte artistas mostram a sua versão sobre o tema: vida, mudança, esperança. A abertura será no dia 23/03 às 15h e a exposição será aberta ao público no dia 26 de Março.
     Aproveitando a exposição, também haverá no dia 27/03 na Pinacoteca um ciclo de palestras sobre Arte em Cerâmica das 14h às 20h30. Sendo os temas:

  • 14h - 15h: Cerâmica na China;
  • 15h - 16h: A identidade de marca dos cerâmistas: conceitos, posicionamento, formas de expressão e comunicação;
  • 16h - 17h: Matérias primas cerâmicas no Brasil;
  • 18h30 - 19h30: Paperclay: sua história e utilização; e,
  • Das 19h30 - 20h30: Etapas de produção de uma obra artística em cerâmica: processo criativo, execução e possibilidades de expressão.

Elas no Parque

    Dia 30 – das 10h às 18h
     Parque da Juventude Città di Maróstica (Pista de Skate). Av. Armando Ítalo Setti, 65, Centro.
    Categoria: Variados
     Para encerrar o Mês da Mulher, a Secretaria de Cultura e Juventude apresenta um dia especial voltado para todas as mulheres: expositores de artesanato, esportes radicais, espaço da beleza com "antes e depois" e espaço kids com pintura facial e escultura em balões. Para fechar o dia, os shows de Samba Iaiá e Gika Santos. Livre/Grátis. Tel.: 4121 2622.



Quer receber essa e outras atividades culturais e artísticas gratuitas do ABC e São Paulo no e-mail todo mês? Cadastre seu e-mail, defina suas preferências (colocando Agenda Cultural e ABC Paulista caso queira receber mais conteúdos como este) e faça parte do elenco, tendo acesso a conteúdos exclusivos.



* indicates required



/

( dd / mm )
Interesses



Comentários

Postar um comentário

Formulário de contato