Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
25 anos. Tendo crises de identidade, sexualidade e pedi demissão para viver um sonho que ainda não sei identificar. Bruxa, artista, cartomante e estudante de arteterapia. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Diferença de uma faculdade de artes cênicas, curso técnico e curso livre de teatro

 


    "Eu quero muito fazer teatro" e então você pesquisa "Curso de Teatro" no Google e dá de cara com diversos cursos, cursos técnicos, profissionalizantes, faculdades, licenciatura, bacharelado, oficinas, cursos livres. Senhor, por onde começar e qual a diferença entre uma faculdade de artes cênicas, curso técnico de teatro e curso livre? Sente aqui que eu te explico.

    Primeiro é importante dizer que tenho experiência em todos esses cursos. Já participei de diversos Cursos Livres, fiz uma faculdade de teatro e estou em um técnico. Eles são bem diferentes, apesar de terem o teatro como objetivo. Aliás, já te contei que sou professora de teatro?

Cursos livres e oficinas de teatro

    Os cursos livres e oficinas são perfeitos para você conhecer e entender se é isso mesmo, ter uma experiência ou fazer teatro apenas por hobby. Eles não tem como objetivo formar atores, eles tem como objetivo promover uma vivencia teatral, alguns focam em técnicas específicas, outros em apresentar o básico, alguns são divididos por faixa etária, alguns tem apresentações abertas, outros não. É um mundo um pouco sem regra, é realmente para você curtir o processo e experimentar as técnicas teatrais, eles não te farão um ator profissional. Mas, não são menos importantes, ok? Um ator não deve parar de fazer cursos e oficinas.

Cursos técnicos em Teatro



   Os cursos técnicos são cursos técnicos realmente. Sabe os famosos técnicos em administração ou logística que irão focar em te preparar para o mercado de trabalho? É sobre isso. O curso técnico em teatro tem foco na prática, no fazer acontecer e te dará a base e pratica suficiente para você ir para o mercado. Eles oferecem a possibilidade de ter o Registro Profissional, famoso DRT. E o nível de aprofundamento é muito maior, você terá que ler livros, apresentar cenas, desenvolver exercícios cênicos, aulas práticas e teóricas voltadas a te desenvolver como ator. Esse curso te torna um ator profissional.

Faculdade de Teatro/Artes Cênicas

    Existem dois tipos de faculdade, a licenciatura e o bacharelado.

 Nos cursos de licenciatura, o foco será em formar professores de teatro, você tem aulas de Psicologia da Educação, Legislação, História da Educação, Pedagogia do Teatro e tudo o que é necessário para que você seja habilitado e licenciado para lecionar cursos técnicos e livres de teatro e até ser professor de arte no ensino formal. 

  Nos cursos de bacharel você irá se envolver não apenas com a atuação, mas com sonoplastia, direção, iluminação, cenografia, figurino e tudo o que envolve o teatro para além da atuação.

  As faculdades também oferecem o registro profissional (DRT) e devem ser associadas ao MEC.

   Honestamente, eu sugiro que você passe pelo processo de participar de cursos e oficinas livres de teatro, grupos de igreja, escola etc. Caso você realmente se interesse pela arte de atuar, entre em um curso técnico para ter a prática necessária para se tornar ator e com toda essa bagagem construída, você terá uma base solida para se sentir menos perdido e compreender os níveis de profundidade de uma faculdade.

  Eu comecei pela ordem oposta e tenho vontade de fazer uma faculdade novamente, só para poder aproveitar mais as coisas que eu não entendia por não ter passado por um curso técnico antes. Estou extremamente feliz de poder focar na atuação em um curso técnico agora.

   E aí, você já faz teatro? Compartilhe sua experiência comigo pelos comentários.

Comentários

  1. Gratidão por sua explicação,estou no caminho certo, fiz oficinas livres de teatro, fiz vários cursos de teatro, participei de vários espetáculos e tenho um monólogo que apresentarei em breve, já fiz curso técnico possuo DRT, este ano de 2023 mesmo possuindo meu DRT resolvi investir em um curso técnico de 4 anos no método Stanislavski da escola teatro MACUNAÍMA por ser uma escola tradicional, e assim me sentir mais segura antes de começa a faculdade de artes cênicas em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, quanta bagagem.
      Uma coisa que estou aprendendo é: nós nunca nos sentiremos preparados.
      Com tantas bagagem e experiência, tenha certeza que uma faculdade será menos assustadora do que parece.

      Toda sorte na sua jornada.

      Qualquer dúvida, é só me procurar.

      Excluir

Postar um comentário

Formulário de contato